Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Valter Afonsopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorPassarin, Marielapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T15:37:39Z
dc.date.available2025-01-16T15:37:39Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44418
dc.descriptionOrientador : Valter Afonso Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um período de transição e adequação aos novos tempos, a Igreja Católica busca traçar estratégias para enfrentar a crise gerada pelo confronto entre os preceitos do catolicismo e a sociedade moderna e por escândalos envolvendo clérigos pedófilos que fragilizam a imagem da Instituição. Concomitantemente, busca fazer frente à concorrência oriunda do surgimento de novas crenças e de um universo amplo e complexo de igrejas, resultantes de um novo cenário religioso. No Brasil, nação que possui o maior número de católicos do mundo, a ameaça principal decorre do crescimento das igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais - que são as maiores concorrentes do catolicismo no país. Desde a década de 1980, as estatísticas mostram a existência de uma correlação na qual à queda acentuada de católicos corresponde uma alta igualmente acentuada de evangélicos. É a partir desse cenário que este trabalho estrutura-se, objetivando investigar as estratégias de marketing utilizadas pela Igreja Católica no Brasil, com o intuito de atrair novos adeptos e evitar a perda de fiéis, principalmente, para as igrejas evangélicaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectMarketing (Religiao)pt_BR
dc.subjectEvangelismopt_BR
dc.titleEstratégias de marketing utilizadas pela Igreja Católica no Brasil, com o intuito de atrair novos adeptos e evitar a perda de fiéis, principalmente, para as igrejas evangélicaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples