Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorMachado, Lohannapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T22:18:11Z
dc.date.available2020-07-14T22:18:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44017
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Patrícia da Silva Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 24/06/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 115-119pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudo literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo:Esta dissertação se pretendeu uma revisão crítica e uma continuação para o ensaio "O pobre-diabo no romance brasileiro", de José Paulo Paes. Tirando proveito de poder contar com este competente ponto de partida, revisou-se também os quatro romances tidos por Paes como exemplares para o protagonismo pobre-diabo: O Coruja, de Aluísio Azevedo, Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, Angústia, de Graciliano Ramos e Os ratos, de Dyonélio Machado. Este trabalho também se debruça com mais vagar sobre alguns pontos de nossa formação social que possam ter contribuído para o surgimento e permanência da figura macambúzia do pobre-diabo, especialmente após a abolição da escravatura, período no qual este personagem conquista protagonismo. A fim de evitar qualquer falsa impressão de que a literatura de pobre-diabo (ou a persistência dele em nossa sociedade) encontrou fim no Romance de Trinta, proponho outras quatro obras para continuar a seleção iniciada por Paes: Inácio, de Lúcio Cardoso, Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan, A hora da estrela, de Clarice Lispector e O estranho no corredor, de Chico Lopes. Esta seleção é admitidamente menos coesa que aquela, mas existe uma razão que talvez justifique essas escolhas, a de explorar novas formas com que este personagem foi trabalhado por nossos escritores. A leitura deste conjunto de obras mostrou ser necessária que se discutisse também questão como estigma, identidade e sexualidade para melhor compreender o estar no mundo destes personagens. Interessou especialmente a este trabalho a análise da obra de Chico Lopes, em parte por sua contemporaneidade, em outra, pela insistência e variedade com que este escritor tem se dedicado à representação de pobres-diabos em sua literatura. Palavras-chave: Pobres-diabos; Párias; José Paulo Paes; Chico Lopes; O estranho no corredor.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Cette dissertation a eu l'intention de faire une révision critique et une continuation pour l'essai "O pobre-diabo no romance brasileiro", de José Paulo Paes. Avec la bonne chance d'avoir ce compétent point de départ, aussi les quatre romans considérés par Paes comme exemplaires pour le roman de pauvre diable sont revus:O Coruja, de Aluísio Azevedo, Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, Angústia, de Graciliano Ramos et Os ratos, de Dyonélio Machado. Ce travailse penche aussi avec un peu plus de temps sur quelques points de notre formation sociale qui peuvent avoir contribué pour l'apparition et permanence de la triste figure du pauvre diable, surtout après l'abolition de l'esclavage, période dans lequel cette personnage conquiert premier rôle. Avec l'intention d'éviter quelque fausse impression de que la littérature de pauvre diable (ou son persistance dans notre société) a trouvésa fin au Roman de 30, je propose autres quatre oeuvres pour continuer la sélection initiée par Paes: Inácio, de Lúcio Cardoso, Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan,A hora da estrela, de Clarice Lispector et O estranho no corredor, de Chico Lopes.Cette sélection est, de l'aveu général, moins soudée que cet autre, mais il y a une raison qui, peut-être, justifie ces choix, celle d'explorer des nouvelles formes avec les quelles cette personnage a été travaillé par nos écrivains. La lecture de cetensemble d'ouvres a montré la nécessité de discuter aussi des questions comme stigmate, identité, sexualité pour avoir une meilleure compréhension de l'être aumonde de ces personnages. Ce qui a intéressé spécialement à ce travail a étél'analyse de l'ouvre de Chico Lopes, pour sa contemporaneité et bien aussi pourl'insistance et variété avec les quelles cet écrivain s'est dévoué à la représentation despauvres diables dans sa littérature.Mots-clés: pauvres diables; parias; José Paulo Paes; Chico Lopes; O estranho no corredor.pt_BR
dc.format.extent119 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectPaes, José Paulo, 1926-1998pt_BR
dc.subjectLopes, Chico, 1952-pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Romancept_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.titleO pobre-diabo na literatura brasileira : de José Paulo Paes a Chico Lopespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples