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dc.contributor.advisorKlein, Lígia Regina, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorAle, Maria Beatriz Sandoval Filártigapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T18:52:37Z
dc.date.available2022-08-18T18:52:37Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43826
dc.descriptionOrientadora: Lígia Regina Kleinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata, sob a ótica marxista, do papel seletivo das instituições de formação profissional para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho. Na sua elaboração, analisamos os concursos responsáveis pela seleção de alunos, principalmente nas universidades públicas, os quais, neste trabalho, chamamos de seleção técnica. Procuramos desvendar sua característica e sua função nas instituições, dentro do contexto sócio-econômico brasileiro. O estudo apresenta discussões sobre alguns aspectos relativos à função do Estado Democrático e sua relação com a seletividade na Escola Contemporânea, que têm orientado o debate entre teóricos que se destacam na literatura sobre o tema Educação e Trabalho, na perspectiva do materialismo histórico. Neste diálogo propomos como foco central das interlocuções, as análises de Karl Marx e seus principais seguidores: Engels e Lênin. Para analisar a seleção social e sua interface escolar, no cenário contemporâneo da reestruturação produtiva e das políticas neoliberais, tomamos, ainda, como referência, as análises críticas de pesquisadores que tratam da realidade brasileira como dimensão do capitalismo mundial. Finalmente, apresentamos uma análise sobre o nosso objeto, tendo como base os estudos dos pesquisadores franceses Bordieu e Passeron, sobre a relação entre a estrutura social de classes e o sistema de ensino. Para a elaboração deste trabalho, atendendo à necessidade de concreção do seu objeto, realizamos uma investigação empírica sobre os processos seletivos utilizados pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná nos cursos Técnico em Informática e Tecnologia em Informática no período compreendido entre os anos de 2000 e 2002. A conclusão a que chegamos neste trabalho é de que os concursos públicos para ingresso de alunos nas instituições de formação profissional na sociedade atual servem como instrumento objetivo para a seleção social, ao mesmo tempo em que dissimula esta mesma seleção. Na busca de instrumentos de luta para a transformação social, reafirmar os conceitos marxistas é essencial para a compreensão das formas de relação entre trabalho e educação, como uma das estratégias de superação do atual quadro social. A motivação deste trabalho foi acrescentar contribuições ao debate que se trava acerca dessa relação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper, under the Marxist view, deals with the Institution's selective role for insertion of individuals in the working world. While writing it, we analyzed the way that students were selected, mainly entrance exams at the public universities, which we will call technical selection. We tried to unveil its characteristic and its role in the institutions, according to a Brazilian social-economical context This paper presents some aspects coarsening the State and the School roles in a Capitalistic society, under which, panel discussions have been held and in which distinguishable theoreticians are taking part in, while debating the theme Education and Work, under the historical materialism. So we have proposed Karl Marx's analyses and his main followers Engels and Lenin as the main core of interlocution. To analyse the social selection and its scholastic interface, in the contemporary scenario of production re-structures and neoliberal politics, we adopted, as reference, some researchers'critical analyses which deal with Brazilian reality while compared to the dimension of the capitalistc world. Finally we present an analysis of French researchers such as Bordieu and Passeron, about the relationship between the social structure of classes and the teaching/learning system. In order to do both write this paper and attend to the realization of a concrete work, we empirically investigated students' selection process which was used by the High School which belongs to the Federal University of Parana in courses such as Data Processing Technology and Informatics Technology from 2000 to 2002. We came to the conclusion that students'public entrance examinations in Institutions which offer professional formation at present serve as an objective instrument for the social relation; this happens at the same time that this selective feature is dissimulated. Understanding Marxist precepts is a must so as to understand the relationship between work and education, as one of the strategies to overcome present social situation. This paper started as a kind of motivation to add to the debate which is going on about this relationship goals.pt_BR
dc.format.extent183 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAlunos - Seleçãopt_BR
dc.subjectSeleçao socialpt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçaopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleA seleção para o trabalho e sua interface escolar : uma análise marxistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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