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    Avaliação de desempenho no Centro de Educação Infantil Pipa Encantada do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

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    R - E - VIVIANE DOS REIS DRAPIER.pdf (1010.Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Drapier, Viviane dos Reis
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Frente às aceleradas mudanças no cenário mundial, representadas pela globalização das informações e pela necessidade de novos conhecimentos, cada vez mais, o sucesso das organizações é determinado pelas habilidades, aptidões, talentos e experiências de seus colaboradores sendo, portanto, atribuído maior relevância à gestão estratégica de recursos humanos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências profissionais. O resultado final de uma Avaliação de Desempenho apresenta as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de planos de ação em relação a vários níveis da organização, por área e ou individual. Um dos aspectos positivos da avaliação de desempenho é o de que todo indivíduo deve ter conhecimento dos resultados do seu desempenho em relação ao seu cargo, porém, um dos aspectos negativos é o de que raramente os gerentes implantam o programa de avaliação de desempenho por sua própria iniciativa, mesmo sabendo que o sistema visa melhorar o desempenho dos subordinados. Os tópicos que constituem a fundamentação teórica do presente trabalho são: Gestão de Pessoas; Gestão de Competências; Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Avaliação de Desempenho por Competências. Verificada a competência técnica dos profissionais do CEI Pipa Encantada, identificam-se alguns aspectos favoráveis à implantação e manutenção de um sistema de Avaliação de Desempenho, segundo as competências que são: os conhecimentos (saber), as habilidades (saber fazer) e as atitudes (querer fazer). As principais competências destes profissionais são: conhecimento teórico específico na área da educação infantil e referente às suas atribuições nas respectivas áreas de atuação, bem como o relacionamento com pais ou responsáveis por alunos, porém, verifica-se a necessidade de adaptação aos novos modelos administrativos por parte das equipes, na busca de objetivos comuns, estabelecimento de metas individuais e coletivas e de maior engajamento na construção de novos paradigmas. A implantação de um programa de avaliação de desempenho no CEI Pipa Encantada promoverá a reflexão sobre os processos de trabalho de acordo com as diferentes atribuições, mudanças de comportamento e incorporação de novos valores que resultarão na construção de planos de trabalho individuais, compreendendo os conhecimentos, habilidades e atitudes dos integrantes das equipes no desempenho de suas atividades. A interface da avaliação coletiva do desempenho funcional e da auto avaliação resulta num processo de melhoria contínua, por meio do fazer, aprender e aprimorar suas práticas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43292
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [333]

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