• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Comportamento organizacional e a rotatividade no sistema cooperativismo de crédito : estudo de caso : a Sicredi Vale do Piquiri

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CIRINEU PEDRO VAROLO.pdf (580.5Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Varolo, Cirineu Pedro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, trata a respeito do desenvolvimento organizacional (DO) e rotatividade no sistema cooperativismo de crédito, fazendo um estudo de caso: Sicredi Vale do Piquirí. Como objetivo geral busca-se identificar o grau de comprometimento organizacional dos funcionários que trabalharam na empresa, assim como os possíveis motivos que os levaram a se desligar, vendo ainda a relação entre o comportamento organizacional e a rotatividade, pois se acredita que partindo de um processo, onde colaboradores conheçam a cultura da organização, através da escolha no recrutamento, no treinamento e na manutenção, a organização conquistará maior comprometimento e resultado. Mostra que atualmente as empresas se voltam mais para os recursos humanos, a fim de conseguir o entendimento das relações entre o indivíduo e as organizações. Procura fornecer embasamento teórico sobre o assunto analisando os fatores que afetam as pessoas no seu ambiente profissional, o que reflete diretamente na qualidade de vida delas, na eficiência das organizações e na sociedade como um todo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, delineada como estudo de caso. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista semi-estruturada, realizada com doze ex-funcionários da empresa estudada, que trabalharam em períodos de admissões no ano de 2009 ou anteriormente e desligados no ano de 2010, sendo de várias unidades de atendimentos, com tempo de empresa entre 01 a 08 anos que atuaram nos cargos de caixa, assistente de negócios, gerentes de negócios e auxiliares administrativos, sendo que trabalharam na área de negócios e administrativa. As entrevistas foram respondidas por meio de telefone ou pessoalmente. Com este procedimento, conseguiu-se detectar o comprometimento organizacional com a rotatividade que ocorre no setor estudado
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43218
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [343]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV