Aplicação do Balanced Scorecard na empresa Aula-T
Resumo
Resumo: Este trabalho é um estudo analítico do setor de ensino a distância enquadrado no direcionamento estratégico da empresa Aula-T, e mesmo que ela atua em diferentes países de Latino América, como Brasil, Colômbia, Peru e México, o trabalho se concentrou em Brasil, que é onde se encontra localizada a sede e onde as principais decisões relativas à estratégia da organização são tomadas. Os objetivos deste trabalho são desenhar iniciativas estratégicas para os objetivos da empresa e desenvolver indicadores para ajudar a medir o desempenho da mesma. O trabalho foi feito pela metodologia do Balanced Scorecard, recolecção de dados por meio de entrevistas e pesquisa da literatura relevante, quanto do setor como da empresa. O tipo de pesquisa é de natureza aplicada, pois visa a solução do problema específico da empresa Aula-T, além da aplicação prática do Balance Scorecard através da geração de conhecimentos. Desde o ponto de vista de abordagem do problema a pesquisa é qualitativa. O objetivo é exploratório, pois o trabalho pretende oferecer maior familiaridade com o problema com vistas a torna-lo explícito. Além disso, em relação aos procedimentos técnicos vão ser utilizados dois: estudo de caso e revisão bibliográfica. Por outro lado, o método para desenvolver a pesquisa é indutivo que é umas das bases lógicas da metodologia cientifica, esse método considera que a experiência é o fundamento do conhecimento, sem ter em conta os princípios preestabelecidos. Como resultado se obteve um mapa com base as quatro perspectivas que a metodologia propor, cada uma com suas próprias metas e indicadores que ajudam a medir o desempenho da empresa, além de um novo direcionamento estratégico