Ergonomia e informação : análise do Internet Banking do HSBC
Resumo
Resumo: Estuda e avalia, sob o enfoque da ergonomia da informação, a usabilidade do canal de autoatendimento bancário Internet Banking (IB) da instituição financeira HSBC. Para alcançar esse objetivo, realiza-se a coleta de informações através da Avaliação Heurística proposta por Nielsen (1993), em que o sítio é analisado através de dez critérios: status do sistema; compatibilidade do sistema com o mundo real; controle do usuário e liberdade; consistência e padrões; prevenção de erros; reconhecimento ao invés de relembrança; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; ajuda aos usuários no reconhecimento, correção de erros e ajuda e documentação. Nesse processo, identifica a efetividade da interface, à luz dos elementos evidenciados na literatura pertinente. Destaca-se que no mundo tecnológico atual, no qual os serviços bancários são cada vez mais automatizados, a necessidade de incluir na Inteligência Organizacional esforços voltados à usabilidade dos produtos oferecidos. Os resultados demonstram que a interface do Internet Banking do HBSC, mesmo com alguns problemas de usabilidade, permite que os usuários concluam as operações desejadas de forma satisfatória. Apesar das falhas heurísticas encontradas serem de baixa severidade, é importante que sejam corrigidas, para tornar o site cada vez mais confortável e destaca-lo, perante os concorrentes