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dc.contributor.advisorKorelo, José Carlos, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.creatorPrzybycien, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-12T14:04:58Z
dc.date.available2025-03-12T14:04:58Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42971
dc.descriptionOrientador : José Korelopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo apresentou conclusões em referência ao comportamento do torcedor de futebol brasileiro, mais especificamente àquele que é sócio de seu Clube. Demonstrando a relação de interação entre o sócio torcedor, seus hábitos de consumo e sua organização social com a imagem que ele tem do seu Time, o trabalho teve por objetivo identificar estratégias para a segmentação de mercado do futebol, com base nos diversos perfis encontrados de torcedores-consumidores e, com isso, desenvolver um modelo genérico de segmentação que atenda as demandas do "novo futebol do Brasil". Após referencial teórico que buscou as principais teorias acerca do comportamento do consumidor, do processo de compra deste e, mais especificamente, do perfil do consumidor esportivo; foi desenvolvida uma pesquisa com base em questionários presenciais e online, além de entrevistas não condicionadas com torcedores dos clubes, que, com elas, pretendeu-se delimitar fatores que influenciam um torcedor a associar-se ao seu Clube de coração. Os resultados apontaram que o torcedor que está presente no Quadro associativo da Organização tende a interagir mais com o clube e seus fãs/torcedores e consequentemente consumir um maior número de produtos do time – podendo até mesmo se tornar "embaixador" da marca para seus parespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedorespt_BR
dc.titleSegmentação de consumidores de futebol : definição de modelo de segmentação para cada perfil de consumidor-torcedorpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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