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    Segmentação de consumidores de futebol : definição de modelo de segmentação para cada perfil de consumidor-torcedor

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    R - E - DAPHNE KLANN VIEIRA.pdf (206.4Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Przybycien, Rodrigo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente estudo apresentou conclusões em referência ao comportamento do torcedor de futebol brasileiro, mais especificamente àquele que é sócio de seu Clube. Demonstrando a relação de interação entre o sócio torcedor, seus hábitos de consumo e sua organização social com a imagem que ele tem do seu Time, o trabalho teve por objetivo identificar estratégias para a segmentação de mercado do futebol, com base nos diversos perfis encontrados de torcedores-consumidores e, com isso, desenvolver um modelo genérico de segmentação que atenda as demandas do "novo futebol do Brasil". Após referencial teórico que buscou as principais teorias acerca do comportamento do consumidor, do processo de compra deste e, mais especificamente, do perfil do consumidor esportivo; foi desenvolvida uma pesquisa com base em questionários presenciais e online, além de entrevistas não condicionadas com torcedores dos clubes, que, com elas, pretendeu-se delimitar fatores que influenciam um torcedor a associar-se ao seu Clube de coração. Os resultados apontaram que o torcedor que está presente no Quadro associativo da Organização tende a interagir mais com o clube e seus fãs/torcedores e consequentemente consumir um maior número de produtos do time – podendo até mesmo se tornar "embaixador" da marca para seus pares
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42971
    Collections
    • MBA em marketing [338]

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