| dc.contributor.advisor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
| dc.contributor.author | Azevedo, Luzia de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-06-15T21:21:48Z | |
| dc.date.available | 2022-06-15T21:21:48Z | |
| dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42667 | |
| dc.description | Orientador: Édina Mayer Vergara | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos alunos com necessidades especiais, e também, que este espaço de aprendizagem oportunize situações que possibilitem a estes futuros professores, o entendimento de que o grande desafio da escola inclusiva é buscar respostas educativas que atendam aos interesses e necessidades de todos os alunos, objetivando uma escola de qualidade para todos. Este tem por objetivo entender o processo de inclusão de crianças nas escolas regulares de ensino, tendo em vista que as práticas educativas vêm sendo aprimoradas a cada dia, para que se possa acompanhar o desenvolvimento do aluno envolvido no processo de ensino e aprendizagem. Os fatores que influenciam nas mudanças das práticas já existentes são fatores sociais, culturais econômicos entre outros. Porém, os que mais são observados são os fatores socioculturais, pois é a partir da vivência dos alunos e do seu contexto social que poderemos elaborar atividades pedagógicas que venham ao encontro das necessidades e particularidades dos nossos alunos. As mudanças e as adaptações das práticas educativas existentes são fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho, pois conhecer e tentar entender o mundo no qual o aluno está inserido é o primeiro passo a ser desenvolvido. Espera-se com este estudo, que se desenvolva um novo olhar e uma nova postura para responder às necessidades do trabalho com a Educação Inclusiva em sala de aula. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online (24 p.) : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.title | Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |