| dc.contributor.advisor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
| dc.contributor.author | Garrett, Marilda de Almeida | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-04-19T21:28:31Z | |
| dc.date.available | 2022-04-19T21:28:31Z | |
| dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42589 | |
| dc.description | Orientadora: Édina Mayer Vergara | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse comportamento também distrai a atenção dos demais alunos da classe, causando dificuldade para a sua aprendizagem e para o desenvolvimento do trabalho do professor.O presente artigo tem como principal objetivo destacar a importância do lúdico como uma das estratégias fundamentais para aprendizagem de crianças hiperativas nas séries iniciais. Para isso tem sua construção apoiada em consulta teórica, e baseada em diferentes autores buscando fundamentar e conceituar TDAH e suas possíveis relações com o lúdico na sala de aula, a fim de estabelecer a relação da brincadeira e do jogo, identificando sua importância na aprendizagem, procurando demonstrar que se há inserção do jogo na sala de aula, o aluno com TDAH poderá aprender a lidar melhor com suas características (a aceitação de limites) demonstrando interesse pelo lúdico que a experiência pedagógica pode trazer (que o profressor está ensinando). | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online (22 p.) : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
| dc.title | A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |