dc.description.abstract | Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que
foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de Processos Educacionais
Diversidade e Inclusão, ofertado pela UFPR – Setor Litoral, iniciado em março de
2014. O curso de especialização estruturava-se da seguinte forma: no primeiro
semestre, aulas presenciais focadas em quatro módulos; Metodologias Inovadoras,
Educação Infantil, Inclusão e Educação do Campo, no segundo semestre, os
cursistas eram divididos em equipes para fazerem o repasse dos módulos nos
municípios do litoral do Paraná e Vale do Ribeira. O público alvo, eram professores e
agentes educacionais I e II, das escolas públicas, mas neste meio, também
oportunizaram-se para acadêmicos que demonstraram interesses em participar,
devido a carga horária, que foi de grande valia a todos. O objetivo deste era
sensibilizar profissionais da educação, para a renovação escolar, com um ambiente
de trabalho voltado para o prazer da criança. Por este motivo, reexperimentar
brinquedos e brincadeiras da infância é de vital importância para a percepção do
estudo realizado, das trocas de experiências, dos problemas encontrados e
superados e/ou não na infância, da visão de mundo que os cursistas tinham desta
fase, quando nela estavam e agora, como adultos. A metodologia utilizada foi com
a da docência compartilhada, onde a dialética estava sempre presente, a teoria e a
prática caminharam juntas, enriquecendo a vivência coletiva, de forma que a
memória que retém fosse individualista e a memória criativa fosse coletiva, assim as
experiências chegavam até ao conteúdo proposto. As conclusões referentes a esta
proposta, nos permitiu, rever conceitos, nossas práticas pedagógicas, dar outro olhar
a nossa profissão, como também, perceber as inúmeras maneiras que as crianças
apreendem conceitos, que carregarão para o resto das suas vidas, sendo estes
inúmeras vezes nocivos a sua construção como sujeitos, mas todas as vezes que as
memórias eram prazerosas estavam sempre presentes os brinquedos e as
brincadeiras, da infância | pt_BR |