Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Shirlei Mirandapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Kellypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T21:27:36Z
dc.date.available2018-10-05T21:27:36Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42368
dc.descriptionOrientadora : Shirlei Camargopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo, quantitativo e de caráter exploratório, tem como objetivo aprofundar o entendimento da relação entre as capacidades especializadas de marketing, seguindo tipologia de Morgan (2012), e o desempenho das empresas. Para a realização desta pesquisa, foram analisadas empresas da indústria, varejo, serviços e setor público de alguns segmentos como confecções, calçados, refrigerações, supermercadistas, entre outros. Os respondentes foram gestores de todas as regiões do país ligados às atividades de tomada de decisões nas empresas. A coleta de dados ocorreu no período de Dezembro de 2014 a Janeiro de 2015 através de questionários que foram enviados aos entrevistados por meio eletrônico, por meio do software Qualtrics. Foram disparados 6.219 e-mails e destes, retornaram 90 questionários preenchidos, contudo, apenas 30 foram considerados válidos. Portanto, pode-se citar como principal limitação deste estudo a base utilizada onde se obteve uma taxa de retorno baixa o que levou a utilização de testes estatísticos não paramétricos no software SPSS que não possibilita a verificação de causalidade. Contudo, os testes indicaram que existem relações positivas entre as capacidades de marketing especializadas e os desempenhos de mercado e financeiro. Ou seja, aquelas empresas que obtiveram os maiores escores nas capacidades especializadas de marketing (preço, distribuição, vendas, produto e promoção), justamente são as que também apresentaram os melhores desempenhos, tanto financeiro como mercadológico. Portanto, a principal contribuição acadêmica deste estudo, é a demonstração empírica da importância das capacidades especializadas de marketing para o bom resultado das empresas. Por sua vez, a contribuição prática, é a comprovação para os gestores que o marketing pode ser uma ferramenta de grande auxílio na obtenção de vantagem competitiva frente às demais empresas que não o utilizam.pt_BR
dc.format.extent17 p : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMarketing - Administraçãopt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.titleCapacidades especializadas de marketing : a relação entre as capacidades especializadas de marketing e o desempenho das empresaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples