dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, Gracyelle dos Santos, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Gracyelle dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Monteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:16:05Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T17:16:05Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41702 | |
dc.description | Orientadora: Araci Asinelli da Luz | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Emygdio Leite de Araújo Monteiro Filho | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho propõe uma abordagem demonstrativa dialogada em sala de aula com modelos de crânios confeccionados pelos graduandos de Ciências Biológicas para auxiliar a construção do conhecimento no ensino de Biologia. A ênfase didática consiste em adaptações alimentares associadas às mudanças ocorridas nos vertebrados. Os modelos de crânios foram elaborados com base nos exemplares da coleção do Laboratório de Zoologia de Vertebrados, do departamento de Zoologia, da Universidade Federal do Paraná. Foram confeccionados quatro modelos didáticos representando alguns crânios que podem ser encontrados nos vertebrados. Foram ministradas pelos graduandos, duas aulas em escolas na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), situados na cidade de Curitiba região metropolitana no estado do Paraná. Em sala de aula foram observados o conhecimento prévio dos estudantes e o subsequente aprendizado adquirido. A apresentação dos modelos de crânios elaborados como material didático-auxiliar teve boa repercussão entre os estudantes das turmas observadas. De forma geral, foi verificado que houve compreensão dos estudantes acerca do assunto proposto com os modelos e uma aceitação positiva da abordagem didático pedagógica. Ao final das aulas, pode-se perceber a construção de um conhecimento mais aprofundado sobre as questões propostas ao conteúdo apresentado. De acordo com as respostas apresentadas pelos estudantes a utilização de modelos pode ser avaliada como uma abordagem didática positiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |