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dc.contributor.authorNogueira, Guilherme de Souzapt_BR
dc.contributor.authorAhrens, Carolinept_BR
dc.contributor.otherPilleggi, Carlos Eduardo de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:19:22Z
dc.date.available2022-09-19T17:19:22Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41701
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo de Souza Pilleggipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo das relações ecológicas e evolutivas é bastante complexo. Como consequência, os alunos apresentam dificuldades para compreendê-los, porém, um outro possível motivo, pode ser a falta de conhecimento sobre esses temas por parte dos professores, o que reflete falhas na formação dos mesmos. O PBL (Problem Based Learning) é uma abordagem instrucional que inicia a aprendizagem dos alunos pela criação de cenários, nos quais há a necessidade de resolver um problema. Tem foco na espontaneidade, na colaboração, e na habilidade flexível de resolver estes problemas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do jogo didático Nature, o qual é baseado no método PBL, na apreensão e entendimento dos conceitos de Evolução e Genética de Populações pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. O jogo requer entre dois e seis jogadores. Não há manual de instruções, uma vez que é composto por diversos tipos de cartas que regem o desenvolvimento do jogo. No entanto, o ideal é que haja um moderador que auxilie e explique os comandos do jogo. O jogo foi aplicado a alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que já tenham cursado ou estejam cursando a matéria de Genética de Populações. Os alunos responderam a alguns questionários antes e após a aplicação. Um dos resultados mais relevantes em relação à aplicação do jogo foi um melhor entendimento por parte dos alunos do conceito de Deriva Genética. Os alunos lembraram ou aprenderam conceitos e houve uma boa aceitação da metodologia do jogo para a explicação dos assuntos. Provavelmente estes resultados estão relacionados com a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, na interação que o jogo proporcionou entre os participantes e também a um entendimento mais aprofundado do conhecimento explorado pelo jogo, características da metodologia PBL.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEcologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEvolução (Biologia)pt_BR
dc.titleO jogo didático nature como ferramenta na formação de professores de ciências e biologiapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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