dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Signorini-Souza, Isadora de Lourdes, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sanches, Tatiane | pt_BR |
dc.contributor.other | Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:28:28Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T17:28:28Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41696 | |
dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Ruth Janice Guse Schadeck | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Vivemos em uma fase de rápido crescimento científico e tecnológico na qual a forma tradicional de ensino não se mostra mais tão eficiente. Novas práticas e estratégias se tornam necessárias na área educacional. As tecnologias de informações e comunicações (TICs), por meio de suas múltiplas linguagens e recursos visuais, têm sido utilizados com sucesso na educação em diferentes partes do globo com acesso a essas tecnologias. Considerando estes pressupostos, este trabalho de conclusão de curso tem como um de seus objetivos realizar um levantamento de recursos didáticos disponíveis para o conteúdo curricular -Sistema reprodutor feminino? no âmbito da educação básica, assim como sua análise. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura sobre os mais diversos recursos e estratégias usadas para o ensino desse conteúdo, sendo esses recursos divididos em virtuais, o que inclui as tecnologias de informações e comunicações (TICs), e recursos concretos, ou seja, não virtuais. O trabalho também propõe a análise de quatro livros didáticos, sendo dois de ciências e dois de biologia, abordando critérios teóricometodológicos, visuais e pedagógico-metodológicos. Outro objetivo do presente estudo é o aprimoramento de uma animação didática virtual sobre o sistema reprodutor feminino, anteriormente produzida, e por fim a produção de um hipertexto didático sobre o assunto com links que direcionam a outras páginas com informações relevantes. Todas essas etapas foram analisadas e discutidas, sendo relacionadas ao nosso referencial teórico, a teoria cognitivista da aprendizagem significativa, criada por Ausubel na década de 60. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Aparelho genital feminino | pt_BR |
dc.title | Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |