Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
(2022)
Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre ...
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)
Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ...
Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
(2022)
Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas ...
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
(2022)
Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura ...
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)
Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ...
Uma proposta de formação continuada para professores da educação especial com ênfase na comunicação aumentativa e alternativa
(2022)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação envolveu temáticas sobre Formação de Professores, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Alternativa com base na seguinte problematização: Que ...
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ...
Formação continuada de professores na escola na perspectiva da educação integral : um estudo de caso na Escola Municipal Profª Maria Emília Steiger - EIEF
(2022)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de Formação Continuada de professores desenvolvido na escola de Educação Integral em Tempo Integral no município de Telêmaco Borba-PR. Trata-se de uma ...