Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 18
Ateliê (des)educador
(2022)
Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ...
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)
Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ...
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)
Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ...
As aulas de educação física escolar na pandemia de Covid-19 : possibilidades e desafios para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga as aulas de Educação Física escolar na pandemia de COVID-19, considerando as possibilidades e desafios para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e ...
Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
(2022)
Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das ...
Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada
(2022)
Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa ...
O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
(2022)
Resumo: Essa pesquisa parte da realidade cotidiana da educação formal de uma escola da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) e consiste em um estudo de caso de enfoque qualitativo e natureza descritiva interpretativa. A partir ...
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari
(2022)
Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. ...
Prática das danças urbanas em contexto escolar : memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos
(2022)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar possíveis alterações na memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos por meio da prática das danças urbanas como conteúdo curricular. A pesquisa teve desenho ...
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)
Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ...