Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
Derrubando muros : uma experiência filosófica e teatral no ensino médio
(2019)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a teoria e a prática do teatro épico de Bertolt Brecht através do recorte de algumas perspectivas: a pedagógica, a política e a filosófica. Concentra-se no ponto que ...
Argumentação dialogada no ensino e aprendizagem de física : perspectivas de professores do ensino médio
(2020)
Resumo: Estudamos a relação entre a argumentação dialogada e o processo de construção de significados acerca de conhecimentos científicos a partir do ponto de vista de professores de Física do Ensino Médio, considerando ...
Atuação da rede federal na ampliação do direito à educação básica : uma análise da oferta do ensino médio integrado nos institutos federais
(2018)
Resumo: A temática deste trabalho refere-se à relação entre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica protagonizada pelos Institutos Federais e a ampliação do direito à Educação Básica. ...
Educação em tempos de dispositivos móveis : o que pensam os professores?
(2016)
Resumo: Esta pesquisa buscou inicialmente verificar, nas respostas de professores do Ensino Médio, elementos que apontassem possibilidades de uso de dispositivos móveis nas suas aulas. Pensar o uso pedagógico desses ...
Professores de física em tempo de cibercultura : a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas do ensino médio nas escolas da rede privada de ensino
(2020)
Resumo: O avanço da tecnologia promove mudanças de hábitos e transformações na sociedade contemporânea. No contexto educacional, espera-se que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) possam ...
A construção da identidade docente na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Canoinhas
(2018)
Resumo: A presente dissertação investiga as compreensões sobre a identidade docente, para a construção de espaços de formação docente continuada, para profissionais professores da Educação Profissional Técnica de Nível ...
As normas legais do ensino médio e as tensões e promessas na relação trabalho e juventude
(2019)
Resumo: Esta pesquisa consiste em uma reflexão teórica da relação juventude, educação e trabalho através da contextualização histórica, social e cultural do jovem e da sua inserção no mercado de trabalho e a sua relação ...
A visibilidade necessária à juventude do ensino médio noturno : contribuições da análise de atividades do Programa Ensino Médio Inovador em um colégio estadual do Paraná
(2020)
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar as narrativas de estudantes do Ensino Médio noturno de um Colégio Estadual, no Paraná, durante e após o desenvolvimento do ProEMI (2017-2018), para detectar se as ...
O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
(2014)
Resumo: O estudo apresentado possui características etnográficas, desenvolvido com base na observação de aulas em turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Nosso objetivo consiste ...
A participação das meninas nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental e médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas
(2019)
Resumo: O presente estudo teve como finalidade problematizar a participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas. ...