Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 22
Entre a "panaceia", a "ponte" e a formação : a orientação educacional na campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (CADES) nas décadas de 1950 e 1960
(2022)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Orientação Educacional no Brasil, presente nas publicações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) durante as décadas de 1950 e 1960. Como ...
Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo
(2023)
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas ...
Dimensões pessoal e profissional na formação docente : a prática pedagógica na EJA no curso de pedagogia
(2021)
Resumo: O presente estudo apresenta a investigação sobre as interações que se estabelecem entre as dimensões pessoal e profissional na formação docente inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos do curso de Pedagogia ...
Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972
(2023)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a ...
"Eles não sabem escrever" : oficinas dialógicas (trans)formando os sentidos das práticas de letramento acadêmico em uma instituição privada de educação superior
(2022)
Resumo: As práticas de leitura e escrita possuem um papel central na formação do professor, é por meio delas que ele forma sua consciência sobre si e sobre sua atividade profissional. Considerando essa complexidade temática, ...
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ...
Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
(2023)
Resumo: Neste estudo, buscou-se entrelaçar os conceitos de educação, cidade, território e desenvolvimento profissional docente, com vistas a desvelar o potencial educativo dos diferentes espaços que a cidade oferece e a ...
Professores em exercício : é possível educar na afetividade (ampliada) em tempos de desencanto?
(2020)
Resumo: O objetivo geral do estudo foi levantar parâmetros para o desenvolvimento de um "Professor Afetivamente Ampliado". Entende-se que as percepções do professor implicam diretamente em sua prática cotidiana, por isso ...
Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
(2022)
Resumo:A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, tem sido uma tendência no ensino de ciências em todos os níveis e está consolidada como uma alternativa ao atendimento de demandas educacionais hodiernas, agravadas ...