Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Cartografias de letramentos na língua inglesa na educação profissional e tecnológica
(2021)
Resumo: A tese fala sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa na formação profissional e tecnológica na educação curricular. O estudo se fez em ontoepistemologias pós-modernas/pós-estruturalistas e decoloniais. Essas ...
A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
(2021)
Resumo: A pesquisa de doutorado intitulada "A Representatividade das Emoções nas Práticas de EMI de Professores do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná" tem como foco analisar o impacto das emoções (BENESCH, ...
Crenças de acadêmicos de letras sobre a pronúncia de língua inglesa a partir da metáfora conceitual : lentes que revelam um paradoxo
(2020)
Resumo: Conhecer as crenças das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa permite entender um pouco do comportamento dessas pessoas, suas estratégias, seus relacionamentos, seus conflitos e ...
Formação inicial e o mito do "falante nativo" : construções identitárias de professores de inglês em uma comunidade de prática
(2019)
Resumo: Os recentes processos de internacionalização das universidades têm incentivado a vinda de "falantes nativos" de diversas línguas para o Brasil, entre eles os de língua inglesa. Sua relação com a comunidade acadêmica ...
Curso de formação local para professores de inglês como meio de instrução : elaboração, pilotagem, resultados
(2021)
Resumo: Como diria o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, ou seja, sua fluidez e volatidade estão presentes constantemente nas relações interpessoais, encurtando as distâncias relacionais, ...
O ensino de inglês como língua franca : perspectivas docentes em contexto
(2019)
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar a práxis de duas professoras formadoras durante uma disciplina de língua inglesa em um curso de graduação - língua inglesa, tendo como pano de fundo a perspectiva do ...
Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
(2020)
Resumo: Estudos em crenças envolvendo docentes têm demonstrando que existe uma complexa relação entre crenças e práticas devido ao professor nem sempre conseguir colocar em prática aquilo que acredita. Tendo em vista tal ...
Multiliteracies, translingual practice and english as a lingua franca : decolonizing teacher education in a public university in Brazil
(2019)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico se foca na área de formação de professores e nos desafios impostos aos educadores envolvendo os multiletramentos (MONTE MÓR, 2015; COPE and KALANTZIS, 2009), o inglês ...
O impacto do ensino remoto nas crenças e emoções de docentes de EMI
(2023)
Resumo: Esta pesquisa de doutorado intitulada "O impacto do ensino remoto nas crenças e emoções de docentes de EMI" teve como objetivo investigar de que maneira o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afetou as crenças (DEWEY, ...