A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: A pesquisa de doutorado intitulada "A Representatividade das Emoções nas Práticas de EMI de Professores do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná" tem como foco analisar o impacto das emoções (BENESCH, 2012, 2017) entre os professores universitários que lecionam ou pretendem lecionar em Inglês como Meio de Instrução (EMI). O estudo se baseia, retrospectivamente, em dados armazenados no Ambiente Virtual de Aprendizagem de um curso de desenvolvimento para lecionar em EMI. O ambiente virtual do curso foi compreendido como uma Comunidade de Prática (WENGER, 1998a), na qual os discursos dos docentes participantes do curso fornecem insumos para a inferência da representatividade das emoções, que despontam em relação às dimensões complexas do EMI. O modelo de ROAD-MAPPING (DAFOUZ; SMIT, 2016) também é utilizado para analisar os discursos dos participantes e inferir informações fundamentais para a compreensão da complexidade dos temas que envolvem a internacionalização, o EMI e a importância de desenvolver políticas linguísticas adequadas para as instituições de ensino superior brasileiras. Buscou-se compreender alegrias, desafios, dificuldades, inibições, entre outras emoções vivenciadas pelos professores de EMI da UFPR a partir de crenças socialmente construídas, que possam influenciar a construção identitária dos docentes, bem como informar decisões sobre o EMI na universidade. Os resultados demonstraram que as emoções são significativas nos discursos dos participantes, a pesquisa reforça a importância de oportunizar ambientes para o compartilhamento de desenvolvimento acadêmico para o EMI e o papel fundamental dos docentes como agentes legitimados no processo de internacionalização das IES brasileiras. Abstract: The doctoral research entitled The Representation of Emotions in the EMI Practices of Higher Education Professors of the Federal University of Paraná focuses on analyzing the impact of emotions (BENESCH, 2012, 2017) amongst university professors who teach or intend to teach in English Medium Instruction (EMI). The study is retrospective and based on data stored in the Virtual Learning Environment of an EMI professor development course. The virtual environment of the course was conceptualized as a Community of Practice (WENGER, 1998a), in which the discourses of the professors taking part in the course provide input for the inference of the representativeness of emotions, that arise from the complexity of the dimensions of EMI. The ROAD-MAPPING concept (DAFOUZ; SMIT, 2016) is also used to analyze participants' discourses, infer key information in order to understand the complexity of the themes involved in internationalization, in EMI and the importance of developing appropriate linguistic policies for Brazilian higher education institutions. The objective is to better understand the joys, challenges, difficulties, inhibitions, among other emotions experienced by EMI professors at UFPR which may arise from socially constructed beliefs that might influence the construction of identity of the professors, as well as inform decisions about EMI at the university. The results have showed that emotions are significant within participants' discourses, the research also reinforces the importance of providing opportunities for the sharing of academic development for EMI and the fundamental role of university professors as legitimized agents in the process of internationalization of Brazilian HEIs.
Collections
- Teses [225]