Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
(2021)
Resumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. ...
Discursos sobre avaliação no ensino de ciências : relação entre saberes da prática docente e formação inicial na licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Paraná
(2021)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões, a partir de sentidos e discursos produzidos por pessoas egressas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sobre ...
Escapecie como estratégia de aprendizagem baseada em jogos : do flow às competências educacionais necessárias ao ensino de ciências
(2021)
Resumo: A presente pesquisa esteve intencionada em reunir argumentos sobre a proposta do uso dos jogos de Escape Room como estratégia pedagógica no ensino de ciências da natureza. Para tanto, o estudo percorreu linhas de ...
O Programa Linhas de Conhecimento e a relação museu-escola
(2021)
Resumo: A relação museu-escola pode se intensificar a partir de políticas públicas envolvendo as instituições escolares e museais em parcerias educativas. No contexto da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR), ...
A ciência na criança e a criança na ciência : aproximações na educação infantil
(2021)
Resumo: A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal localizada em Pinhais/PR, junto a crianças na faixa etária entre cinco e seis anos que frequentam a pré-escola, especificamente as turmas de infantil V, tendo como ...
O feedback por meio das tecnologias digitais como estratégia para o desenvolvimento da regulação metacognitiva no ensino de ciências
(2021)
Resumo: As transformações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, principalmente no que tange o contexto pandêmico, propiciam aos estudantes o acesso à internet e/ou outros ambientes digitais de forma ...
Rede de saberes : possíveis diálogos da educação do campo com os saberes locais e os conhecimentos científicos no ensino de ciências nos anos iniciais
(2021)
Resumo: Os lugares são espaços de encontros e de diálogos, nos quais emergem as diferentes identidades dos sujeitos, movimentando suas existências. São nos lugares em que a vida acontece, com suas particularidades e, ...
Um recorte de pesquisas realizadas em universidades federais sobre o ensino de ciências e a decolonialidade
(2021)
Resumo: A pesquisa bibliográfica desenvolvida tem caráter qualitativo e busca identificar nas publicações científicas nas plataformas on line Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, quais são as pesquisas já ...