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Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ...
Impactos da fusão entre as metodologias sala de aula invertida e just-in-time teaching no ensino de química
(2022)
Resumo: As Metodologias Ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco dos processos de ensino e aprendizagem no estudante, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas. ...
Compreensões sobre os objetos de aprendizagem elaborados com a geogebra a partir de um mapeamento crítico em algumas fontes de pesquisa latino-americanas
(2020)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar trabalhos relativos aos Objetos de Aprendizagem elaborados com o GeoGebra em três fontes de dados Latinoamericanos. Para a análise, foi realizado o que se denominou Mapeamento ...
Mapeamento das pesquisas da área de ensino realizadas nos programas stricto sensu do Estado do Paraná que versam sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática
(2022)
Resumo: O uso de tecnologias digitais (TD) vem sendo investigado em diversos contextos educacionais, especificamente na área de Educação Matemática. Visando constatar estudos que abordam o assunto, surge esta dissertação. ...
O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
(2021)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões de professores atuantes na Educação Básica acerca do ensino da matemática com as Tecnologias Digitais (TD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem ...
As tecnologias no ensino de ciências : os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais
(2019)
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida junto com professores corregentes dos anos iniciais de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba. O estudo traz como objetivo central analisar os ...
Programação de aplicativos educacionais móveis por estudantes do ensino médio utilizando software App Inventor 2
(2021)
Resumo: O trabalho aqui apresentado propõe uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar como os estudantes da 3º série do Ensino Médio ressignificam sua aprendizagem, por meio da programação de ...
Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
(2023)
Resumo: O modelo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), visa compreender os saberes necessários para o professor, integrar efetivamente a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Ele surge da ...
O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
(2015)
Resumo: As constantes inovações tecnológicas trouxeram para a sala de aula mais uma ferramenta de auxílio ao professor: a lousa digital (LD), e para conseguir atingir suas maiores potencialidades os objetos de aprendizagem ...
Espaços comunicativos e jogos digitais : processos formativos com a inserção do jogo digital Minecraft no contexto do ensino superior e da educação básica
(2017)
Resumo: As relações estabelecidas entre o ser humano, a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, quando compreendidas dentro de um contexto capitalista, acabam sendo influenciadas pelas racionalidades instrumental ...