Compreensões sobre os objetos de aprendizagem elaborados com a geogebra a partir de um mapeamento crítico em algumas fontes de pesquisa latino-americanas
Abstract
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar trabalhos relativos aos Objetos de Aprendizagem elaborados com o GeoGebra em três fontes de dados Latinoamericanos. Para a análise, foi realizado o que se denominou Mapeamento Crítico, uma metodologia que contempla as qualidades de um Mapeamento sistemático e de uma Revisão Crítica. Escolheu-se o software GeoGebra, já que é reconhecido pela sua possibilidade de elaborar com ele recursos digitais, e os Objetos de Aprendizagem se encaixam nestes tipos de recursos. A pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica fundamentada com alguns referenciais teóricos relativos às Tecnologias Digitais na Educação que permitiram a caraterização dos Objetos de Aprendizagem. Também se fez uma apresentação sobre o software GeoGebra e algumas questões relevantes sobre ele. Com relação ao Mapeamento crítico, ele foi organizado em 3 Fases distintas: Fase 1 identificação dos dados, para a contextualização no tempo e espaço para a procura das informações a serem analisadas; Fase 2 classificação dos dados, na qual foram registradas as informações necessárias para o acesso rápido aos trabalhos escolhidos para o estudo; e Fase 3 análise dos dados, que se desenvolveu em 3 momentos: Momento 1) consistiu-se na apresentação dos dados, segundo a natureza de cada uma das fontes escolhidas, a partir da organização dos dados por ano e tema, que foram encontrados em cada trabalho; Momento 2) realizou-se a interpretação dos dados, sendo elaboradas categorias de análises que orientaram e estruturaram tal interpretação. Em cada categoria se estabeleceram indicadores que permitiram encaixar cada um dos trabalhos de forma organizada e sintetizada; Momento 3) representou a discussão dos dados obtidos e foi realizada a partir das informações obtidas nos momentos 1 e 2. Nas discussões sobre os resultados encontrados, percebeu-se que há um tema da Matemática que tem sido consideravelmente escolhido para a elaboração do Objeto de Aprendizagem no GeoGebra: as Funções. Esta questão justifica-se nas possibilidades oferecidas pelo software para contemplar diferentes representações de um mesmo conceito matemático, o que faz dele um programa ideal para o estudo desse tipo de tema. Porém, temas da área da Estatística e Probabilidade, por exemplo, ainda contam com caminhos para ser explorados, relativos à elaboração de Objetos de Aprendizagem. Além disso, percebeu-se que quando um trabalho apresenta um recurso dessa natureza, pelo menos a descrição do recurso é feita, apresenta questões relativas ao seu uso ou dos resultados de seu uso. Em alguns casos, percebeu-se mais de um destes aspectos nos trabalhos, o que representa contribuições significativas em relação aos Objetos de Aprendizagem com o GeoGebra. Finalmente, a partir das informações obtidas foi possível sugerir novos caminhos de pesquisa quanto ao objeto de estudo desta pesquisa. Abstract: This research aims to analyze works related to Learning Objects made with GeoGebra in three Latin American data sources. For this analysis, it was used a methodology called Critical Mapping, which contemplates the attributes of a systematic Mapping and a Critical Review. It was used the software GeoGebra, since it is recognized for its possibilities to develop digital resources, with Learning Objects fitting in these types of resources. This research consisted of a literature review based on some theoretical references related to Digital Technologies in Education that allowed the characterization of Learning Objects. There was also a presentation on the GeoGebra software and some relevant issues about it. With regard to critical mapping, it was organized into 3 distinct phases: Phase 1, identification of the data, for contextualization in time and space, in order to search for the information to be analyzed; Phase 2, classification of data, in which the necessary information was recorded for quick access; and Phase 3, data analysis, which was developed in 3 moments: Moment 1) consisted in the presentation of the data, according to the nature of each of the chosen sources, based on the organization of the data by year and theme of each work; Moment 2) the data was interpreted and categorized in a way that guided and structured this interpretation. In each category, indicators were established that made it possible to fit each work in an organized and synthesized way; Moment 3) represented the discussion of the data obtained and it was carried out based on the information obtained in moments 1 and 2.In the discussions about the results, it was noticed that there is a Mathematical topic that has been considerably chosen for the elaboration of the Object of Learning in GeoGebra: Functions. The reason for this could be the possibilities that this software offers to contemplate different representations of the same mathematical concept, which makes it an ideal software for the study of this type of topics. However, Statistics and Probability topics, for example, still have paths related to the elaboration of Learning Objects to be explored. In addition, it was noticed that when a work presents a resource of this nature, at least one description of the resource is presented, showing issues related to its use or the results of its use. In some cases, more than one of these aspects appeared in the works, which represents significant contributions in relation to the Learning Objects with GeoGebra. Finally, from the information collected it was possible to suggest new research paths regarding the object of study of this research. Mathematical Education. Resumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar trabajos relativos a los Objetos de Aprendizaje elaborados con el GeoGebra en tres fuentes de datos Latinoamericanos. Para el análisis, fue realizado lo que de denominó Mapeamiento Crítico, una metodología que contempla las cualidades de un Mapeamiento Sistemático y de una Revisión Crítica. Se escogió el software GeoGebra, ya que es reconocido por su posibilidad para elaborar con él recursos digitales, y los Objetos de Aprendizaje se encuentran en estos tipos de recursos. La investigación consistió en una revisión bibliográfica fundamentada con algunos referenciales teóricos relativos a las Tecnologías Digitales en la Educación que permitieron la caracterización de los Objetos de Aprendizaje. También se realizó una presentación sobre el software GeoGebra y algunas cuestiones relevantes sobre él. Con relación al Mapeamiento Crítico, este fue organizado em 3 fases distintas: Fase 1 identificación de los datos, para la contextualización en tiempo e espacio para la búsqueda de las informaciones a ser analizadas; Fase 2 clasificación de los datos, en la cual fueron registradas las informaciones necesarias para el acceso rápido a los trabajos escogidos para el estudio; y Fase 3 análisis de los datos, que se desarrolló en 3 momentos: Momento 1) consistió en la presentación de los datos, según la naturaleza de cada una de las fuentes escogidas, a partir de la organización de los datos por año y tema que fueron encontrados en cada trabajo; Momento 2) se realizó la interpretación de los datos, siendo elaboradas categorías de análisis que orientaron y estructuraron tal interpretación. En cada categoría se establecieron indicadores que permitieron colocar cada uno de los trabajos de forma organizada y sintetizada; Momento 3) representó la discusión de los datos obtenidos y fue realizada a partir de las informaciones encontradas en los momentos 1 y 2. En las discusiones sobre los resultados encontrados, se percibió que hay un tema de la Matemática que ha sido considerablemente escogido para la elaboración de Objetos de Aprendizaje en el GeoGebra: Funciones. Esta cuestión se justifica en las posibilidades ofrecidas por el software para contemplar diferentes representaciones de un mismo concepto matemático, lo que hace de él un programa ideas para el estudio de este tipo de tema. Sin embargo, temas del área de la Estadística y Probabilidad, por ejemplo, aun cuenta con caminos para ser explorados, relativos a la elaboración de Objetos de Aprendizaje. Además, se percibió que cuando un trabajo presenta un recurso de esa naturaleza, por lo menos la descripción del recurso es realizada, presenta cuestiones relativas a su uso o de los resultados de su uso. En algunos casos, se percibió más de uno de estos aspectos en los trabajos, lo que representa contribuciones significativas en relación a los Objetos de Aprendizaje con el GeoGebra. Finalmente, a partir de las informaciones obtenidas fue posible sugerir nuevos caminos de investigación referentes al objeto de estudio de este trabajo.
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