Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 46-64 of 106
-
Influências de valores pessoais de gestores estratégicos no processo decisório organizacional
(2015)Resumo: O processo decisório vem sendo foco nos estudos de processo estratégico nos últimos 40 anos, onde grande parte desses estudos descrevem o processo como uma seqüência de passos ou fases (PAPADAKIS; BARWISE, 2002). ... -
Inovação e competitividade : estudo nas empresas de capital aberto no Brasil, baseado no modelo de Adams, Bessant e Phelps
(2017)Resumo: Esta tese visa estudar o efeito da inovação na competitividade das companhias abertas listadas na BM&F BOVESPA, com base no modelo teórico de Adams, Bessant e Phelps (2006). A literatura apresenta diversas métricas ... -
Inovação e desempenho : a relação entre empresas inovadoras e desempenho econômico-financeiro
(2015)Resumo: Atualmente as empresas não estão apenas interessadas na inovação por si só, o que elas querem é crescimento lucrativo —um equilíbrio eficaz entre o compromisso com os clientes e as empresas existentes e o investimento ... -
Inovação e sustentabilidade : ambidestralidade e desempenho sustentável na indústria eletroeletrônica.
(2011)Resumo: À constante busca pela eficiência operacional, baixo custo e alto padrão de qualidade dos produtos por parte das empresas têm se somado demandas ambientais e sociais. Desta forma, a competitividade das organizações ... -
Inovação Social : um estudo a partir das parcerias desenvolvidas ao longo do seu processo em empresas sociais brasileiras e britânicas
(2018)Resumo: A inovação social vem ganhando destaque nas discussões acadêmicas e gerenciais devido ao seu potencial de gerar impacto socioambiental positivo e auxiliar na resolução de problemas complexos da sociedade. Essas ... -
Inovações como fatores estratégicos de PMES high-tech localizadas em ecossistemas de inovação : uma análise cross-national a partir da abordagem das configurações
(2018)Resumo: Esta dissertação doutoral tem como objetivo geral investigar quais são e como se configuram os usos das inovações como fatores estratégicos de PMEs de alta intensidade tecnológica localizadas em ecossistemas de ... -
A inovatividade organizacional e o processo de estratégia de marketing
(2014)Resumo: O objetivo deste estudo é caracterizar a relação dos componentes do processo de estratégia de marketing com a capacidade de inovação em marketing e o desempenho organizacional. Fazem parte dos objetivos específicos ... -
Insitutional work na conformação do conhecimento difundido em redes interorganizacionais
(2013)Resumo: O presente estudo de tese, ao adotar uma perspectiva institucional de análise, parte da premissa de que as organizações estão imersas em campos organizacionais específicos e que ao atuarem em redes interorganizacionais, ... -
Intellectual dependency and Brazil's trade deficit in management knowledge : foreign influence in graduate business education at public universities in Brazil.
(2011)Resumo: O objetivo deste trabalho é entender como a influência estrangeira permeia os programas de pós-graduação em administração nas universidades públicas brasileiras. De natureza exploratória, utilizou a Constant ... -
Interdependência entre a colaboração para inovação e o desempenho sustentável na indústria brasileira de eletroeletrônicos
(2012)Resumo: As atividades econômicas, mais fortemente as do meio empresarial, estão sendo pressionadas para que direcionem suas ações rumo ao desempenho sustentável, mais especificamente em seu sentido social e ambiental. Uma ... -
Internacionalização e integração econômica : o caso da Weg S.A
(2010)Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em explorar a importância relativa dos processos de integração regionais nos processos de internacionalização em um grupo produtor de bens industriais brasileiro – o Grupo WEG ... -
Looking up or down on the social ladder : how socioeconomic comparison influences self and other prosocial behavior
(2020)Resumo: Os crescentes índices de desigualdade em todo o mundo tornam as comparações sociais mais evidentes. Assim, é fundamental compreender como as atribuições e as intenções dos consumidores são impactadas pelas comparações ... -
Macrocognição no processo decisório de empreendedores experts
(2015)Resumo: O processo decisório em empreendedorismo é uma relevante área de pesquisa, dada a importância da atividade empreendedora para o desenvolvimento econômico e social, e o entendimento de que a tomada de decisão afeta ... -
Mantendo o autocontrole
(2013-08-30)Resumo: Esta tese analisa o efeito do da depleção do ego e da conservação de recursos autorregulatórios sobre o comportamento do consumidor. A teoria da conservação de recursos e seu impacto sobre o comportamento do ... -
Marcas como objeto de coleção : uma análise baseada nas motivações para colecionar e na teoria de cadeias meios-fim
(2009)Resumo: O principal objetivo desta tese foi compreender o comportamento dos colecionadores de marcas. Para tanto foram utilizados o modelo de Cadeias Meios-Fim (Means-end Chains), análises Fatoriais xploratórias e ... -
O papel da psicologia para a administração
(2016)Resumo: O trabalho que aqui se apresenta busca responder à questão sobre como a Psicologia, enquanto campo de conhecimento, participa da fundamentação das práticas de controle social do trabalho sob a égide do sistema ... -
Um olhar pragmático da linguagem cotidiana sobre o ato de praticar estratégia a partir da noção de "jogos de linguagem"
(2013-11-12)Resumo: O estudo assume a premissa de que a linguagem é o substrato nuclear no qual a realidade se constitui, a partir das práticas sociais cotidianas. Ao praticar algo na e pela linguagem assume-se a possibilidade de ... -
As organizações como eventos : apreensão da dinâmica do movimento organizacional em sua dimensão temporal
(2018)Resumo: Estudos de processos são centrais no campo de estudos organizacionais. Entretanto, dentre as dificuldades identificadas para realização de pesquisas com foco em processos no contexto organizacional, questões ...