Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 443
-
Estratégias, estrutura e resultados em cooperativas de trabalho da região metropolitana de Curitiba-Paraná : um estudo comparativo de casos
(2003)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os modelos e estratégias organizacionais adotados pelas cooperativas de trabalho, quais os atributos e resultados esperados, buscando maior compreensão dessas organizações ... -
A Construção da identidade profissional policial-militar orientada pelas lógicas institucionais : um estudo de caso no Estado do Paraná
(2016)Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar como as Lógicas Institucionais (IL) orientam a construção da identidade profissional policial-militar, por meio da realização de estudo de caso na Polícia Militar do Paraná (PMPR). ... -
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
(2015)Resumo: Esta pesquisa versa sobre a influência das capacidades especializadas de marketing (CEM) sobre o desempenho de inovação, tendo como objetivo principal a análise dos impactos de cada CEM no desempenho. A pesquisa ... -
A identificação dos indivíduos com a cultura organizacional e o desejo de permanecer na empresa
(2016)Resumo: A valorização do conhecimento tácito, a compreensão das dimensões intersubjetivas e as abordagens contemporâneas da gestão de pessoas nas organizações são perspectivas que reforçam a importância da retenção dos ... -
Relação entre heurísticas de compra, indisponibilidade do produto e determinação da preferência prévia no comportamento de compras sequenciais
(2016)Resumo: Esta dissertação verifica a influência da indisponibilidade do produto, da determinação da preferência prévia e do momento do pagamento na manutenção da implementação. Com base na literatura de metas de consumo, ... -
Dimensões configuracionais e valor compartilhado : um estudo em rede de padarias comunitárias
(2015)Resumo: O tema da sustentabilidade gera muito interesse por parte dos pesquisadores. A partir das discussões da sustentabilidade corporativa e da responsabilidade social empresarial surge o modelo da criação de valor ... -
A contribuição da Agência de Inovação da UFPR no processo de transferência tecnológica entre universidade e empresas
(2015)Resumo: Os Escritórios de Transferência Tecnológica (ETTs) têm desempenhado um papel relevante no Brasil e no mundo, por meio de mecanismos que facilitam a transferência tecnológica entre universidades públicas, privadas, ... -
A influência de produtos com características green na dissonância cognitiva, atitude à marca e intenção de recompra
(2022)Resumo: As organizações cometem falhas de produtos e serviços e isso afeta o relacionamento, fazendo com que os consumidores, além de ficaram insatisfeitos, deixem de comprar os produtos e até mesmo criem sentimentos ... -
O impacto do processo de CIM em desempenho de marketing moderado pelo uso de dashboards de marketing
(2022)Resumo: Tema central desta pesquisa, a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é entendida como processo organizacional que possibilita um diálogo contínuo, consistente e interativo com os stakeholders. Sob a ótica da ... -
Competências para os objetivos do desenvolvimento sustentável : uma proposta de mensuração para a dimensão econômica
(2022)Resumo: A área de competências por meio da teoria baseada em recursos (RBT), desenvolve estudos que buscam definir quais competências são fundamentais para se levar adiante do desenvolvimento sustentável. A ONU (2015) ... -
Capacidades dinâmicas e eventos raros : um estudo de caso sob a perspectiva processual mediante a pandemia Covid-19
(2022)Resumo: A teoria das capacidades dinâmicas trata da reconfiguração de competências e recursos para criação e manutenção de vantagem competitiva, sendo uma das formas de analisar a capacidade de resposta organizacional em ... -
Análise da prática organizativa de hortas urbanas comunitárias em Curitiba
(2022)Resumo: Essa dissertação tem o objetivo de compreender como se constitui a prática organizativa das Hortas Urbanas Comunitárias (HUC) a partir da análise das mediações histórico-cultural e da racionalidade prática que guia ... -
Financiamento público à inovação : análise do impacto sobre os resultados da inovação e no desempenho das empresas financiadas com recursos do programa inovacred da FINEP
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como o financiamento público à inovação, na modalidade reembolsável, impacta nos resultados relativos à inovação e no desempenho das empresas financiadas. Para alcançar esse ... -
Uma análise das capacidades dinâmicas na inovação do modelo de negócio em startups de base tecnológica
(2017)Resumo: Este trabalho identificou e analisou como as capacidades dinâmicas propulsionam a inovação no modelo de negócio em startups, por meio de um estudo de casos múltiplos. Foram revisados os constructos teóricos de ... -
O plano real e o posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial em face da implementação do ... -
Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
(2021)Resumo: O organizational wrongdoing, também tratado como má conduta organizacional (organizational misconduct), tem recebido ampla atenção pelas novas formas de mídia, assim como pelos meios mais tradicionais de comunicação ... -
Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
(2021)Resumo: No mundo social do futebol, os clubes têm buscado uma tomada de decisão cada vez mais baseada em resultados científicos para melhorar a sua capacidade de financiamento em consonância com o entendimento e conexão ... -
The grass is greener on the other side : consumers' perceptions about anticonsumption practices
(2021)Resumo: Pesquisas sobre o comportamento anticonsumo mostram descobertas opostas sobre as percepções dos consumidores em relação às suas práticas. Embora existam estudos mostrando que o anticonsumo sinaliza status inferior ... -
Transparência nas estratégias opt-in marketing : a influência do cálculo de privacidade e da conveniência na intenção de compra online
(2021)Resumo: A consolidação de formas digitais de consumo em virtude da pandemia de Corona vírus deixou mais evidente as preocupações do consumidor com a privacidade de dados no ambiente digital de consumo. Pressões regulatórias ... -
Perceived innovation in CVC investments : the case of incumbents with subsidiaries in Brazil
(2021)Resumo: A dinâmica do mercado e sua rápida evolução, impulsionada principalmente pela tecnologia, desafiam até as empresas mais tradicionais a mudar. Para evoluir e acompanhar as mudanças do mercado, as empresas buscam ...