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dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Frutuoso, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorMachado, Aline Cristina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Raphael Moura dept_BR
dc.contributor.authorStrapasson, Talita Bessani, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherKaick, Tamara Simone vanpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T14:30:52Z
dc.date.available2022-09-19T14:30:52Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38107
dc.descriptionOrientadora: Cristina Frutuoso Teixeirapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Tamara Simone Van Kaickpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva e consistiu da inserção de atividades de Educação Ambiental relacionadas com os Resíduos Sólidos, sua geração, reciclagem e correto descarte. Por meio do levantamento quantitativo e qualitativo dos resíduos gerados em uma semana e pela aplicação de questionários foi possível realizar a caracterização inicial do cenário escolar para este tema. Foram elaborados quatro questionários distintos adaptando a linguagem para cada grupo pretendido: direção e equipe pedagógica; docentes; funcionários e discentes. Com base nestes dados, foram desenvolvidas dez atividades visando abranger e sensibilizar os diferentes sujeitos presentes no âmbito escolar com relação às questões socioambientais inerentes aos Resíduos Sólidos. Cada atividade teve objetivos e públicos específicos. A fim de verificar a efetividade das ações de sensibilização os questionários, em uma versão reduzida, foram aplicados e tiveram as respostas comparadas com o questionário inicial. Realizouse, também, um levantamento qualitativo e quantitativo dos resíduos gerados pela Instituição, posterior às ações de sensibilização. Ao longo do segundo semestre letivo de 2012 foram percebidas mudanças positivas no âmbito escolar. Embora as atividades desenvolvidas pareçam ser inviáveis devido à falta de tempo dos sujeitos das Escolas Públicas, vê-se na parceria Universidade-Escola uma possibilidade de viabilizar e dar continuidade e este tipo de ação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.titleSensibilização ambiental no Colégio Estadual Doutor Xavier da Silvapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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