Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorToledo, Mariana Busatopt_BR
dc.contributor.authorMello, Najara Nogari dept_BR
dc.contributor.otherRios, Flavia Sant'Anna, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T18:02:31Z
dc.date.available2022-09-19T18:02:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38099
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Flavia Sant'Anna Riospt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Para abordagem dos conteúdos de Biologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) apresentam diversas propostas úteis ao professor e, dentre elas, estão os jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para ensinar de forma mais prazerosa, aumentando o interesse do aluno e facilitando a compreensão de conceitos científicos. Além de ser uma alternativa para os professores tornarem as aulas mais instigantes e atraentes. O jogo de tabuleiro "O caminho do desenvolvimento: uma abordagem lúdica ao ensino de Biologia" foi desenvolvido a partir dessa ideia, com o objetivo de associar Genética e Embriologia de forma lúdica e mostrar que ambas as matérias estão diretamente relacionadas, uma vez que essas matérias são ensinadas em períodos distintos no currículo escolar para o Ensino Médio. Para isso, o jogo foi aplicado a alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino médio, de um colégio localizado na região de Curitiba. Os resultados mostraram que o jogo é uma ótima ferramenta para esclarecer tais conceitos, muitas vezes de difícil associação, e também evidenciou os problemas relacionados ao entendimento da matéria em si, Genética (genes, DNA, alelo, cromossomos) e Embriologia (folhetos embrionários, fases do desenvolvimento embrionário, períodos da gestação). A metodologia utilizada no jogo, por meio de cartões pergunta e informação, facilitou no esclarecimento desses temas, pois nos cartões constavam situações e esclarecimentos sobre técnicas, tópicos abordados nas matérias citadas acima e suporte aos estudantes para responderem as perguntas de modo simplificado. Dessa forma, o jogo tornou-se uma ferramenta didática facilitadora no reforço de conteúdos e na sociabilidade entre os alunos, além de permitir ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas alternativas de ensino e, aos alunos, uma nova forma de aprender, de modo participativo, relacionando-se com o conteúdo escolar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectEmbriologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleJogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples