Ciências Biológicas (Curitiba): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 1394
-
De Hogwarts à Genética: integrando o ensino de genética com a magia de Harry Potter
(2024)Resumo : O ensino de genética enfrenta desafios significativos devido à abstração dos conceitos e à falta de estratégias pedagógicas inovadoras. Este trabalho propõe uma abordagem lúdica e interativa para superar essas ... -
Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de fungos no catálogo de teses e dissertações da CAPES
(2024)Resumo : O ensino de micologia (estudo de fungos) na educação básica pode influenciar ou definir a visão sobre fungos de indivíduos adultos leigos no assunto. Em diversas dissertações de pesquisa há a menção de impressões ... -
Pedagogias que fortalecem a relação criança-natureza e a Educação Ambiental na Educação Infantil de Escolas Waldorf de Curitiba/PR
(2023)Resumo : Nos últimos tempos, o humano, especialmente os que vivem em comunidades com um padrão de vida ocidental, tem se afastado da natureza. O que tem resultado nos desastres ambientais atuais, como as mudanças climáticas. ... -
A educação sexual no ensino de Ciências e Biologia no Brasil : um breve panorâma histórico
(2023)Resumo : A Educação sexual não é um tema recente, mas é sempre um tema atual. Discutida há décadas, teve seu estopim no Brasil apenas nos anos 80 em decorrência da epi demia de AIDS, principal responsável por criar as bases ... -
Práticas interdisciplinares de ensino em Agroecologia e Educação Ambiental nos anos finais do ensino fundamental
(2023)Resumo : A atual crise socioambiental desencadeou em uma necessidade emergente de situar a Educação Ambiental de maneira interdisciplinar na escola brasileira. Sendo o atual modelo de agricultura agroquímica e industrial ... -
Histórias em quadrinhos como instrumento de psicoeducação no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
(2023)Resumo : O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que afeta 18% da população brasileira a partir dos 6 anos de idade e se manifesta por comportamentos de desatenção, hiperatividade ... -
Quais os sentidos atribuídos ao corpo no discurso de docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná
(2023)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como principal objetivo compreender os sentidos atribuídos ao corpo, junto aos docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná. No qual, segundo a Educação ... -
Da lei à sala de aula : uma análise de documentos oficiais e revisão sistemática da literatura sobre a educação inclusiva no ensino de ciências e biologia
(2023)Resumo : Historicamente, pessoas com deficiências (PcD) foram sistematicamente excluídas da sociedade e, por consequência, privadas de direitos básicos como o acesso à educação. Nos dias atuais, as escolas brasileiras ... -
Educação sexual inclusiva para adolescentes LGBTI+ : uma proposição didática para o ensino de ciências
(2023)Resumo : As questões de gênero e sexualidade ainda são vistas em nossa sociedade como um grande tabu. Entretanto, ensinar sobre esses temas é uma forma eficaz de prevenir e enfrentar situações de violência e risco/abuso ... -
Uso do anime e do mangá Hataraku Saibou (Cells at Work!) como ferramenta de ensino de sistema circulatório e imunológico no ensino básico
(2023)Resumo : A educação na rede de ensino básico apresenta diversas características de um ensino tradicionalista, que coloca o professor como o detentor de todo o conhecimento e o aluno como o indivíduo passivo, que apenas ... -
Plantas tóxicas como modelo para o ensino de botânica
(2023)Resumo : Em consideração à importância e risco que as plantas tóxicas representam, é de considerável relevância que seus principais aspectos como o seu reconhecimento, partes tóxicas, princípios tóxicos, sintomas, sejam ... -
Impactos, desafios e possibilidades da inteligência artificial na educação : uma revisão sistemática
(2023)Resumo : No ano de 2023, houve uma rápida e grande popularização das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, em particular, o ChatGPT o qual gerou muita polêmica sobre seu uso no contexto educacional e isso ... -
Um diálogo com os docentes de biologia acerca da inserção do novo ensino médio no currículo
(2023)Resumo : A reforma do ensino médio está acompanhada da BNCC – Base Nacional Curricular Comum que concede aspectos nas áreas de conhecimento na formação técnica e profissional. A reforma do Ensino Médio possui micropolíticas ... -
Oficina de genética, digestão e saúde : uma forma didática de ensino da herança poligênica a doenças metabólicas e do sistema digestivo
(2023)Resumo : O desenvolvimento de doenças crônicas resulta da interação entre fatores genéticos e ambientais. A modulação de fatores do ambiente pode prevenir ou reverter processos de adoecimento, pela regulação da expressão ... -
Geração de energia elétrica e poluição : proposta e análise de Um plano de aula para professores de alunos surdos Elaborado com base nos três momentos pedagógicos
(2023)Resumo : Este trabalho tem o objetivo de propor e analisar um plano de aula para professores de alunos surdos elaborado com base nos três momentos pedagógicos. Para tanto, toma-se "geração de energia elétrica e poluição" ... -
Educação ambiental e saneamento básico : uma análise nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental
(2023)Resumo : O ensino de Ciências ainda é pautado em um caráter exclusivamente conteudista, baseando-se em concepções pouco estimuladoras e nada significativas para um ensino-aprendizagem que vise uma formação crítica e reflexiva ... -
Infecções sexualmente transmissíveis nos livros didáticos : revisão, abordagens e possibilidades para o ensino fundamental ii
(2023)Resumo : A presente pesquisa surgiu em decorrência da percepção pessoal a respeito do tema ISTs ter sua visibilidade reduzida nos últimos tempos, principalmente nas mídias é possível observar um certo silenciamento. Já as ... -
Textos de divulgação científica como recursos para o ensino de biologia nos termos dabasenacional comum curricular
(2023)Resumo : A partir de pesquisas internacionais e nacionais em educação, é possível notar que o Brasil enfrenta uma série de desafios no ensino de Ciências, culminando em falhas no processo de alfabetização científica. Se ... -
A ecologia antes e depois do "Novo Ensino Médio": uma análise de conteúdo de livros didáticos de biologia de 2018 e 2021
(2023)Resumo : O trabalho pedagógico dentro dos colégios brasileiros atualmente segue sendo realizado com um forte apoio dos livros didáticos (LDs) selecionados por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que mostra ... -
Uma proposta de sequência didática com abordagem CTS como ferramenta didática para prevenção ao abuso de álcool por alunos de ensino médio
(2023)Resumo : A fase da adolescência é marcada por uma série de mudanças e transformações no organismo e no comportamento dos indivíduos. É nesta fase que os comportamentos de risco se tornam frequentes e, devido a uma imaturidade ...