dc.contributor.advisor | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Josita de Oliveira Lucena | pt_BR |
dc.contributor.other | Reich, Silvia Teresa Sparano | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T11:12:53Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T11:12:53Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33062 | |
dc.description | Orientadora: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Silvia Teresa Sparano Reich | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar indicadores a serem utilizados no planejamento de um curso de formação na área de Tecnologias Computacionais, através da Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino que permite que professor e aluno distantes fisicamente utilizem-se de tecnologias, para comunicarem-se e trocarem informações. O público alvo desta pesquisa são funcionários de secretaria de escolas públicas da rede estadual de Natal/RN. Considerou-se importante o uso da pesquisa para auxiliar no levantamento dos dados necessários para atender os objetivos propostos: quanto ao uso do computador pelos funcionários pesquisados, o nível de domínio das ferramentas computacionais, bem como o interesse desses funcionários em participar de formação na área de tecnologias computacionais, e qual formação é a mais desejada. A metodologia escolhida para responder a estes e outros questionamentos levantados na pesquisa foi o estudo de caso. Pelo formato da pesquisa, esta metodologia se mostra a mais indicada, pois responde os questionamentos abordados. Como resultado, os indicadores conferiram êxito à proposta da pesquisa, pois conseguiu responder aos questionamentos levantados. Conclui-se que existe a necessidade de oferta de capacitação/formação na área de tecnologias computacionais para os funcionários de secretaria das escolas públicas de Natal/RN | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Uso de tecnologias computacionais : um estudo de caso com funcionários de secretarias de escolas públicas da rede estadual de Natal/RN | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |