Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReich, Silvia Teresa Sparanopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria do Socorropt_BR
dc.contributor.otherSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-18T18:39:25Z
dc.date.available2022-07-18T18:39:25Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33042
dc.descriptionOrientador: Silvia Teresa Sparano Reichpt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência do Curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs na prática pedagógica de professores de escolas públicas estaduais na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas, denominadas de escolas A, B e C. Os participantes da pesquisa foram professores, supervisores e gestores, aqui denominados de cursistas. Da escola A participaram sete, da escola B três, e da escola C três, totalizando, assim, treze cursistas. Esses sujeitos responderam a um questionário com oito questões, sendo duas abertas e seis fechadas. Os resultados mostraram que o curso exerceu influência positiva na prática pedagógica e na vida pessoal dos cursistas. Os recursos tecnológicos que passaram a ser mais utilizados pelos respondentes foram o computador e o data-show, destacou-se, também, nas respostas dos mesmos, os recursos de informática de um modo geral. Outro aspecto importante foi um participante da pesquisa afirmar que após a realização do curso passou a utilizar os recursos tecnológicos de forma mais organizada – subentendese, planejada, adequada à realidade e aos conteúdos trabalhados em sala de aulapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleUm estudo da influência do Curso Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TICs na prática pedagógica de professores de escolas públicas estaduais de Mossoró - Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples