dc.contributor.advisor | Reich, Silvia Teresa Sparano | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria do Socorro | pt_BR |
dc.contributor.other | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T18:39:25Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T18:39:25Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33042 | |
dc.description | Orientador: Silvia Teresa Sparano Reich | pt_BR |
dc.description | Co-orientador: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência do Curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs na prática pedagógica de professores de escolas públicas estaduais na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas, denominadas de escolas A, B e C. Os participantes da pesquisa foram professores, supervisores e gestores, aqui denominados de cursistas. Da escola A participaram sete, da escola B três, e da escola C três, totalizando, assim, treze cursistas. Esses sujeitos responderam a um questionário com oito questões, sendo duas abertas e seis fechadas. Os resultados mostraram que o curso exerceu influência positiva na prática pedagógica e na vida pessoal dos cursistas. Os recursos tecnológicos que passaram a ser mais utilizados pelos respondentes foram o computador e o data-show, destacou-se, também, nas respostas dos mesmos, os recursos de informática de um modo geral. Outro aspecto importante foi um participante da pesquisa afirmar que após a realização do curso passou a utilizar os recursos tecnológicos de forma mais organizada – subentendese, planejada, adequada à realidade e aos conteúdos trabalhados em sala de aula | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Um estudo da influência do Curso Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TICs na prática pedagógica de professores de escolas públicas estaduais de Mossoró - Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |