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Gestão democrática e o laboratório de gestão do INEP : alguns critérios para se pensar a Democracia na educação brasileira
(2013)
Resumo : O presente trabalho faz um breve apanhado histórico da construção do termo democracia e, baseado na teoria de Robert A. Dahl, estabelece critérios mínimos para um processo político ser chamado de democrático. ...
Conselho de Classe e gestão democrática
(2016)
Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir, no contexto educacional de gestão democrática, a importância da participação de diferentes segmentos da comunidade escolar no Conselho de Classe. Para compreender a importância ...
Papel do diretor na instituição de educação infantil
(2013)
Resumo : Este estudo objetiva conhecer e investigar o papel do Diretor na instituição de Educação Infantil na cidade de Curitiba, estado do Paraná, por meio de fundamentação em bases teóricas, além de caracterizar suas ...
Gestão democrática na socioeducação : limites e possibilidades
(2016)
Resumo : O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão nos Centros de Socioeducação, CENSE, que foram criados em substituição às demais formas de atendimento socioeducativo destinados ao acolhimento de adolescentes. ...
A participação dos educadores não docentes nos conselhos escolares em escolas estaduais do estado do Paraná
(2016)
Resumo : Este trabalho pretende enfatizar a relevância e efetividade do Conselho Escolar na gestão da escola, apresentando a importância da participação dos funcionários de escola nesta instância colegiada, uma vez que as ...
Conselhos de escola e gestão democrática : um mapeamento de teses e dissertações em busca de experiências exitosas (2005-2016)
(2018)
Resumo : O objetivo desse estudo foi analisar o papel do Conselho Escolar a partir de dissertações e teses, entre 2005 e 2016, buscando experiências exitosas e como elas acontecem na efetivação da Gestão Democrática. Teve ...
A produção acadêmica acerca da participação da família na escola analisada sob a perspectiva da gestão democrática (2000 – 2018)
(2018)
Resumo : Este estudo teve o propósito de levantar as produções acadêmicas sobre a participação da família na escola, elencá-las e analisá-las sob a perspectiva da gestão democrática, ancorada no artigo 206 da Constituição ...