Papel do diretor na instituição de educação infantil
Resumo
Resumo : Este estudo objetiva conhecer e investigar o papel do Diretor na instituição de Educação Infantil na cidade de Curitiba, estado do Paraná, por meio de fundamentação em bases teóricas, além de caracterizar suas principais atribuições e verificar se o provimento de cargo, nesta modalidade de ensino, implica na efetividade do trabalho na instituição. Adotou-se o método de pesquisa bibliográfica e entrevista por amostragem com alguns gestores das unidades de educação infantil, profissionais que atuam nestas instituições e representação sindical. Verificou-se que a maioria dos diretores investigados que trabalham com a educação infantil constitui-se de pessoas conscientes de que a educação infantil não mais limita-se a concepções marcadas por características assistencialistas mas também por uma concepção pedagógica, onde o diretor, objeto de estudo, é aquele que delega autoridade e divide o poder de decisão na instituição, bem como é convocado a assumir seu papel político frente aos desafios demandados pelo seu cargo. E esses desafios são grandes, pois o diretor deve cumprir o seu papel de articulador entre as diretrizes políticas emanadas dos órgãos centrais e a realidade escolar.
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- Políticas educacionais [104]