• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Políticas educacionais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Políticas educacionais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A produção acadêmica acerca da participação da família na escola analisada sob a perspectiva da gestão democrática (2000 – 2018)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FERNANDA POST DE CARVALHO LUIZ.pdf (614.4Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Luiz, Fernanda Post de Carvalho, 1985-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo teve o propósito de levantar as produções acadêmicas sobre a participação da família na escola, elencá-las e analisá-las sob a perspectiva da gestão democrática, ancorada no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, de modo a compreender como o campo da educação tem se debruçado sobre a temática da relação família e escola, em paralelo à ótica da psicologia. Para tanto, um banco de dados foi produzido a partir da pesquisa em repositórios digitais de produção acadêmica. A primeira busca resultou em vinte e um estudos entre artigos e dissertações, majoritariamente do campo da psicologia. Conclui-se com esta pesquisa que as produções acadêmicas versam em grande medida da perspectiva do desenvolvimento humano, onde a família é colocada como a base principal da educação e, por conseguinte, a responsável primeira dos desafios concernentes à relação com a escola. Desta forma, percebe-se a necessidade de se produzir estudos acerca deste tema que transcendam o desenvolvimento do sujeito e que sejam assentados na legislação educacional vigente, marcando papéis e responsabilidades. Finda-se ainda, com a sugestão de ser produzido estudo que analise a realidade das escolas de diferentes contextos sob a luz do marco teórico e legal aqui enunciados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58519
    Collections
    • Políticas educacionais [104]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV