Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 13
Cartografias de letramentos na língua inglesa na educação profissional e tecnológica
(2021)
Resumo: A tese fala sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa na formação profissional e tecnológica na educação curricular. O estudo se fez em ontoepistemologias pós-modernas/pós-estruturalistas e decoloniais. Essas ...
A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
(2021)
Resumo: A pesquisa de doutorado intitulada "A Representatividade das Emoções nas Práticas de EMI de Professores do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná" tem como foco analisar o impacto das emoções (BENESCH, ...
Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
(2023)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar em qual proporção as atividades de um livro didático de inglês, classificadas por esta pesquisadora como "tarefas comunicativas", são propostas por professores do 6º ano do ...
Crenças de acadêmicos de letras sobre a pronúncia de língua inglesa a partir da metáfora conceitual : lentes que revelam um paradoxo
(2020)
Resumo: Conhecer as crenças das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa permite entender um pouco do comportamento dessas pessoas, suas estratégias, seus relacionamentos, seus conflitos e ...
Crenças, objetivos e usos de inglês de alunos do Celin-UFPR sob uma perspectiva do inglês como língua franca
(2020)
Resumo: Por um conjunto de motivos, atualmente se considera a língua inglesa uma língua de comunicação global para falantes de diferentes primeiras línguas. Tal abordagem, bem como suas causas e consequências, tem sido ...
Para além do método : a perspectiva do pós-método no ensino de língua inglesa em uma turma regular de 2. ano do ensino fundamental
(2020)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção, possíveis potencialidades e limitações da perspectiva do Pós-método (PM) - condição construída pelo professor e não necessariamente inerente ao seu trabalho ...
Deutsch als Tertiärsprache in Brasilien : Empirische Untersuchung zu Deutsch als Fremdsprache nach Englisch im universitären Kontext = Aprendizagem de língua estrangeira depois do aprendizado do inglês no contexto universitário
(2021)
Resumo: A tese apresentada trata das particularidades no aprendizado do alemão como língua terceira depois de se ter aprendido o inglês no contexto universitário brasileiro. Ainda que existam diversas publicações acerca ...
Ensino de pronúncia e inglês como língua internacional : crenças de professores e alunos brasileiros em um centro de idiomas
(2021)
Resumo: A internacionalização da língua inglesa está cada vez em maior evidência no mundo por decorrência dos processos de globalização. Por mais que esses processos sejam, ao mesmo tempo, inclusivos para uns e exclusivos ...
Curso de formação local para professores de inglês como meio de instrução : elaboração, pilotagem, resultados
(2021)
Resumo: Como diria o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, ou seja, sua fluidez e volatidade estão presentes constantemente nas relações interpessoais, encurtando as distâncias relacionais, ...
Minha práxis em um curso de extensão para estudantes de um colégio público : o princípio do letramento crítico no confronto entre o aprender e/para ensinar
(2023)
Resumo: Esta pesquisa se debruçou em desvendar caminhos para uma professora aprender, reaprender e ressignificar suas crenças sobre ensino e aprendizagem de inglês e, ainda, como esse movimento desconstruiu suas perspectivas ...