• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - TAINE BATISTA ALVES.pdf (4.428Mb)
    Date
    2023
    Author
    Alves, Taíne Batista
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar em qual proporção as atividades de um livro didático de inglês, classificadas por esta pesquisadora como "tarefas comunicativas", são propostas por professores do 6º ano do ensino fundamental II da instituição de ensino em que trabalha. Para conseguir entender o que é tarefa e analisar as atividades do manual didático, foi necessário formar um arcabouço teórico sobre a Abordagem por Tarefas (COSTA, 2016), o conceito de tarefa (WILLIS E WILLIS, 2007), a estrutura da tarefa (WILLIS E WILLIS, 1996; COSTA, 2016); o papel e a formação do professor (BREEN, 1998; ROLDÃO,2017). A partir das leituras, da análise do material e dos dados coletados através de um questionário com perguntas sociodemográficas e pedagógicas com os professores do segmento, foi possível entender se e em que medida as atividades presentes no livro didático da instituição que podem ser classificadas como tarefas comunicativas estão sendo priorizadas no ensino de inglês como língua estrangeira e, a partir daí, relacionar o seu uso (ou não) com a formação inicial dos professores participantes da pesquisa e o seu conhecimento (teórico ou prático) sobre a abordagem de ensino por tarefas. A pesquisa permitiu constatar que os professores tem pouco conhecimento da Abordagem por Tarefas a ponto de priorizar esse tipo de atividade e, dessa forma, optam por utilizar exercícios tradicionais por se sentirem mais seguros.
     
    Abstract: This work aims to verify in what proportion, the activities of an English textbook, classified by me as "communicative tasks", are proposed by elementary school II teachers of the educational institution where I work. In order to understand what a task is and analyze the fragmented activities of the textbook, I formed a theoretical framework on the task approach (COSTA, 2016), the concept of task (WILLIS E WILLIS, 2007), the structure of the task (WILLIS E WILLIS, 1996; COSTA, 2016) the role and training of the teacher (BREEN, 1998; ROLDÃO, 2017). From the readings, the analysis of the material and the data collected, through a questionnaire with sociodemographic and pedagogical questions with the teachers of the segment. I will understand the reason why the communicative approaches are not being prioritized in the teaching of Languages, in order to relate with the initial formation of the teacher and to understand if there was contact with the approach by tasks.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82955
    Collections
    • Dissertações [415]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV