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    Para além do método : a perspectiva do pós-método no ensino de língua inglesa em uma turma regular de 2. ano do ensino fundamental

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    R - D - PATRICIA HELENA HAAS DE MACEDO.pdf (6.378Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Macedo, Patricia Helena Haas de, 1977-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção, possíveis potencialidades e limitações da perspectiva do Pós-método (PM) - condição construída pelo professor e não necessariamente inerente ao seu trabalho - nas aulas de Língua Inglesa (LI) no contexto de uma turma regular de segundo ano do Ensino Fundamental, em uma grande escola particular de Curitiba. Como aporte teórico, este estudo está baseado principalmente nos conceitos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003a/b, 2006, 2012a/b) e Canagarajah (1999, 2009), dentre outros autores, que defendem a perspectiva do PM em oposição aos métodos que por muito tempo, e talvez ainda hoje, norteiem e/ou tolhem o trabalho do professor de Língua Estrangeira, em especial, neste estudo, os de Língua Inglesa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2015) com bases interpretativas (LUDKE, 1986; DENZIN & LINCOLN, 2006) e observação participante (MASON, 2002), realizada no segundo semestre de 2018, observei a prática de uma professora de LI numa turma de 2º ano do ensino fundamental regular em uma grande escola particular de Curitiba, tentando perceber como o PM foi construído em suas aulas. Além disso, busquei compreender como os parâmetros da particularidade, possibilidade e praticalidade (os 3 Ps) e as macroestratégias, ambos propostos por Kumaravadivelu (2003a, 2006) emergiram nas atividades, projetos e discussões realizadas em sala de aula. Nas considerações finais, para retomar as perguntas norteadoras desta pesquisa, procurei adotar uma postura crítica e reflexiva sobre o aprendizado da LI que leve em consideração alternativas para problemas e necessidades locais, valorizando sobremaneira a autonomia (FREIRE, 2018 [1996]) e a agência docente (BIESTA & TEDDER, 2006, 2007; JORDÃO, 2013; HIBARINO, 2018). Finalmente, concluo este estudo apontando que o trabalho docente de LI, inserido no contexto de uma instituição particular de ensino, ainda que com algumas possíveis restrições e limitações, pode também ser (des)construído, ressignificado e transformador. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Língua Inglesa. Métodos e abordagens. Pós-método. Agência docente.
     
    Abstract: This research aims at investigating the construction, potentialities and limitations of the Post-method (PM) perspective - a condition built by the teacher and not necessarily inherent in his/her work - in English Language (EL) classes in the context of a regular 2nd year classroom at a large private elementary school in Curitiba. As a theoretical basis, this study is focused mainly on the concepts of Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003a/b, 2006, 2012a/b) and Canagarajah (1999, 2009), among other authors, who defend the perspective of PM as opposed to methods that for a long time, and perhaps even today, guide and/or hamper the work of the foreign language teacher, especially in this study, the English language ones. Through a qualitative research of ethnographic nature (ANDRÉ, 2015) with interpretative basis (LUDKE, 1986; DENZIN & LINCOLN, 2006) and participant observation (MASON, 2002), this study was carried out in the second half of 2018, when I observed the practice of an English teacher at a 2nd year classroom of a large private elementary school in Curitiba, trying to understand how the PM was built in her classes. In addition, I sought to comprehend how the parameters of particularity, possibility and practicality (the 3 Ps) and macrostrategies, both proposed by Kumaravadivelu (2003a, 2006) emerged in classroom activities, projects and debates. In my concluding remarks, in order to review the guiding questions of this research, I tried to adopt a critical and reflexive stance on the learning of English language that takes into consideration alternatives to local problems and needs, emphasizing autonomy (FREIRE, 2018 [1996]) and the teaching agency (BIESTA & TEDDER, 2006, 2007; JORDÃO, 2013; HIBARINO, 2018). Finally, I conclude this study by pointing out that English Language teaching, inserted in the context of a private educational institution, even with some possible restrictions and limitations, can also be (de)constructed, resignified and transformative. Keywords: Teaching and learning. English Language. Methods and approaches. Post-method. Teaching agency.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66491
    Collections
    • Dissertações [415]

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