A educação do campo no município de Araucária
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Data
2018Autor
Opalinski, Maria Francieli Sokulski
Metadata
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O seguinte estudo apresenta uma análise e reflexão da Educação do Campo no Município de Araucária. A partir dos dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica com autores relacionados ao tema e de análise dos relatórios com profissionais que atuam no campo dentro do município em questão, foi possível evidenciar a importância do conhecimento sobre as questões voltadas à educação do campo e sua legislação, bem como, da necessidade das formações voltadas para esses profissionais respeitando às especificidades dentro da realidade do campo. A partir da visão dos professores que puderam participar do curso de extensão GPEDI (Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão), ofertado pelo município de Araucária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) podemos concluir que trabalhar no campo oferece diversos desafios devido as especificidades, porém que é um trabalho que deve respeitar acima de tudo o estudante, que ensine as propriedades necessárias para formação de um cidadão, mas também respeite sua cultura rural e permita uma educação respeitosa, orgulhosa de viver no campo e inclusiva e que a partir desta semente plantada muitos outros possam se espelhar para reunirem seus grupos em busca da melhoria continua.