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    A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino

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    D - D - TAIS MOURA TAVARES SOMMA.pdf (9.943Mb)
    Data
    1990
    Autor
    Somma, Tais Moura Tavares
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória da expansão da educação escolar e pela desqualificação do trabalho docente. As condições de superação do trabalho alienado do professor supõe a superação da dicotomia teoria/prática e, portanto, a realização da capacidade no professor de refletir de forma articulada e totalizante sobre o trabalho pedagógico. São condições básicas: o acesso do professor ao conhecimento pedagógico através do processo de difusão desse conhecimento pelo Estado como educador do professor da escola pública e as condições materiais de organização da escola e de trabalho do professor . 0 trabalho analisa o grau de penetração da proposta pedagógica do Currículo Básico, elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, na gestão 1986/1988, na compreensão teórica do professor a respeito do seu trabalho na escola, a partir do depoimento que os professores de uma escola da rede municipal fazem sobre esses aspectos. A pesquisa demonstrou que a apreensão da concepção norteadora da proposta - a Pedagogia Histórico-Crítica - e das propostas das áreas de conhecimento deu-se contraditoriamente, bem como sugeriu que os professores estão ainda arraigados a uma forma rotineira e reiterativa de praxis ao mesmo tempo que revelam um posicionamento questionador dessa praxis e a necessidade de ampliarem seu espaço de reflexão e condições de acesso a uma compreensão teórica mais rigorosa e abrangente da praxis docente . Os depoimentos dos professores indicaram, no processo de implantação do Currículo Básico, limites no grau de participação do professor na elaboração da proposta, na superação da perspectiva de treinamento nos assessoramentos e na organização da escola coroo espaço de reflexão sobre a prática pedagógica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74200
    Collections
    • Dissertações [1021]

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