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dc.contributor.advisorLück, Heloisapt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937-pt_BR
dc.contributor.authorSomma, Tais Moura Tavarespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T17:46:27Z
dc.date.available2022-08-22T17:46:27Z
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74200
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Heloisa Lückpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Naura Syria F.Corrêa Da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 157-160pt_BR
dc.description.abstractResumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória da expansão da educação escolar e pela desqualificação do trabalho docente. As condições de superação do trabalho alienado do professor supõe a superação da dicotomia teoria/prática e, portanto, a realização da capacidade no professor de refletir de forma articulada e totalizante sobre o trabalho pedagógico. São condições básicas: o acesso do professor ao conhecimento pedagógico através do processo de difusão desse conhecimento pelo Estado como educador do professor da escola pública e as condições materiais de organização da escola e de trabalho do professor . 0 trabalho analisa o grau de penetração da proposta pedagógica do Currículo Básico, elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, na gestão 1986/1988, na compreensão teórica do professor a respeito do seu trabalho na escola, a partir do depoimento que os professores de uma escola da rede municipal fazem sobre esses aspectos. A pesquisa demonstrou que a apreensão da concepção norteadora da proposta - a Pedagogia Histórico-Crítica - e das propostas das áreas de conhecimento deu-se contraditoriamente, bem como sugeriu que os professores estão ainda arraigados a uma forma rotineira e reiterativa de praxis ao mesmo tempo que revelam um posicionamento questionador dessa praxis e a necessidade de ampliarem seu espaço de reflexão e condições de acesso a uma compreensão teórica mais rigorosa e abrangente da praxis docente . Os depoimentos dos professores indicaram, no processo de implantação do Currículo Básico, limites no grau de participação do professor na elaboração da proposta, na superação da perspectiva de treinamento nos assessoramentos e na organização da escola coroo espaço de reflexão sobre a prática pedagógica.pt_BR
dc.format.extent[x], 160 f. : il., tabs. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino de primeiro grau - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Curriculospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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