dc.contributor.advisor | Lück, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937- | pt_BR |
dc.contributor.author | Somma, Tais Moura Tavares | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-22T17:46:27Z | |
dc.date.available | 2022-08-22T17:46:27Z | |
dc.date.issued | 1990 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74200 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Heloisa Lück | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profª Drª Naura Syria F.Corrêa Da Silva | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 157-160 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória da expansão da educação escolar e pela desqualificação do trabalho docente. As condições de superação do trabalho alienado do professor supõe a superação da dicotomia teoria/prática e, portanto, a realização da capacidade no professor de refletir de forma articulada e totalizante sobre o trabalho pedagógico. São condições básicas: o acesso do professor ao conhecimento pedagógico através do processo de difusão desse conhecimento pelo Estado como educador do professor da escola pública e as condições materiais de organização da escola e de trabalho do professor . 0 trabalho analisa o grau de penetração da proposta pedagógica do Currículo Básico, elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, na gestão 1986/1988, na compreensão teórica do professor a respeito do seu trabalho na escola, a partir do depoimento que os professores de uma escola da rede municipal fazem sobre esses aspectos. A pesquisa demonstrou que a apreensão da concepção norteadora da proposta - a Pedagogia Histórico-Crítica - e das propostas das áreas de conhecimento deu-se contraditoriamente, bem como sugeriu que os professores estão ainda arraigados a uma forma rotineira e reiterativa de praxis ao mesmo tempo que revelam um posicionamento questionador dessa praxis e a necessidade de ampliarem seu espaço de reflexão e condições de acesso a uma compreensão teórica mais rigorosa e abrangente da praxis docente . Os depoimentos dos professores indicaram, no processo de implantação do Currículo Básico, limites no grau de participação do professor na elaboração da proposta, na superação da perspectiva de treinamento nos assessoramentos e na organização da escola coroo espaço de reflexão sobre a prática pedagógica. | pt_BR |
dc.format.extent | [x], 160 f. : il., tabs. ; 30 cm. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino de primeiro grau - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de primeiro grau - Curriculos | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |