Show simple item record

dc.contributor.advisorKnechtel, Maria do Rosário, 1930-pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Aurora Aparecida Fernandespt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Sebastião Ovidiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T15:23:06Z
dc.date.available2022-06-27T15:23:06Z
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73825
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Knechtelpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Mestre Sebastião Ovidio Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 118-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo foi realizado com profissionais de nível superior, ligados a treinamento de pessoal, na cidade de Londrina-Pr. Iniciou-se por caracterizar os profissionais que atuam nessa área, e posteriormente através de entrevistas e respostas a questões fechadas de um questionário. Os dados foram analisados com o intuito de obter-se a resposta a um questionamento feito: "será que os treinamentos em Londrina são realizados numa perspectiva de Educação Permanente ou constituem apenas instrumento para a maximização da produção? Concluiu-se que os profissionais que atuam em Londrina: 1. em sua maioria são graduados em Psicologia, seguido dos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia; 2. são jovens adultos, com idade variando entre 25 e 40 anos. 3. a maioria, 75% é do sexo feminino; 4. em sua formação extra-acadêmica privilegiam a participação em cursos de curta duração, palestras e leituras técnicas; 5. a maioria, ministra treinamentos voltados para as questões ligadas ao desempenho das funções, ou seja, o aperfeiçoamento profissional; 6. são incongruentes, entre o que acreditam - suas concepções teóricas, suas visões de mundo, de homem, de educação e de treinamento - e as práticas em treinamento. Pode-se dizer, sinteticamente, que os profissionais pesquisados concebem o treinamento numa perspectiva de Educação Permanente e o executam para a maximização da produção.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present essay was done with professionals of superior scholarship working with Personel Trainning in Londrina, Paraná, Brasil. Initialy, it typified the working professionals of this area and, later through interviews and answers to closed questions of a questiannaire data was analised intending to get the answer to this: are trainnings in Londrina done with a Permanent Education perspective or do they stablish a mere instrument to production maximization? Conclusion was that acting professionals: 1. in their majority are graduated in Psycology followed by Business and Pedagogy. Are young adults aging from 25 to 40 years old. Mostly females. 2. their extra academic formation is based especially in short term courses, lectures and technical readings. 3. most of them give trainning tumned to questions regarding work perfomance, that is, professional development, delaying activities related to Permanent Education, wich means that there is no concern with global menkind development,. 4. there is a contratiction between what they believe - thecnical conceptions, visions of de world, of menkind, education and trainning - and their trainning practicies. Sintetically, it can be said that researched professionals concieve trainning with a Permanent Education perspective, and execute it to production maximization.pt_BR
dc.format.extent127 p. : il., grafs., tabs. ; 28 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamento - Londrinapt_BR
dc.subjectEducação permanente - Londrinapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTreinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record