• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    SONIA REGINA PERRETTO DE OLIVEIRA.pdf (1.119Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Oliveira, Sônia Regina Perretto de, 1977-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura também no primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo Municipal Rui Barbosa, a fim de promover o gosto e o hábito pela leitura. Ressalta a necessidade da mediação do professor/educador no processo ensino/aprendizagem. A pesquisa possui posicionamentos teóricos de Zilbermann, Freire, Abramovich, que conduzem uma melhor compreensão do tema. Aborda também a literatura como fonte de criatividade e criticidade no desenvolvimento da cidadania no sujeito. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo e de natureza teórica e abordando autores que enfocam as contribuições da literatura infantil para a alfabetização e o letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Enfim, será apresentado situações motivadoras, práticas pedagógicas com o auxílio de materiais adequados para o incentivo na formação de leitores, buscando promover a literatura como fonte de prazer e como "arte". Chegou-se à conclusão que as crianças em fase de alfabetização e letramento expressam maior interesse quando a leitura é focada em assuntos que lhe chamam a atenção, e quando a família se faz presente dentro desse processo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70674
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV