A educação infantil na Ilha dos Valadares : trajetória e práticas
Resumo
Este trabalho tem o propósito de registrar como concebeu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica na Ilha dos Valadares. Objetivando resgatar a história da Educação Infantil na comunidade e valorizar os profissionais que fizeram e ainda fazem a garantia do direito da criança na primeira etapa da Educação Básica. E descobrir como se deu a transição entre o assistencialismo para o processo educativo na Educação Infantil na Ilha dos Valadares. A revisão de literatura contextualizará Paranaguá e Ilha dos Valadares, as legislações que fundamentam a Educação Infantil e os conceitos: Criança e Infância. A metodologia se dará pela pesquisa participante de base qualitativa com princípios etnográficos, os participantes da pesquisa são quatro profissionais que atuaram na EI e uma aluna da etapa nos anos oitenta na Ilha Valadares e as técnicas para coleta de dados basearam no registro em diário de bordo e entrevista semiestruturas. Nesta pesquisa revela-se que o início da etapa surge do interesse da comunidade, com arranjos de caráter assistencialista, mas que despertou nos professores o interesse pela carreia e a formação inicial.