Breves reflexões a respeito da educação do campo a partir do GPEDI : a educação do campo é verdadeiramente do campo em Paranaguá?
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Data
2018Autor
Oliveira, Cybele Aparecida Santos de, 1971-
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Este artigo tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre a Educação do Campo no Brasil e em Paranaguá, a partir da multiplicação da especialização "Gestão Em Processos da Educação, Diversidade e Inclusão" da UFPR Litoral, módulo Educação do Campo, que foi realizado no polo da Escola Municipal "João Rocha dos Santos", buscando destacar a história dos movimentos sociais do campo no Brasil, suas lutas e conquistas através dos sujeitos envolvidos com 0 campo, os paradigmas conceituais entre Educação Rural e Educação do Campo, a busca por uma identidade e políticas públicas próprias através de diretrizes curriculares, motivando na indagação: "A Educação do Campo é verdadeiramente do Campo, nas escolas do município de Paranaguá"? Tomando como base a Resolução N° 2, do Conselho Nacional de Educação, foi aplicado um questionário semiestruturado a cinco cursistas que já atuaram e que atuam em escolas do campo de Paranaguá, buscando entender algumas especificidades relacionadas à infraestrutura e à parte pedagógica, que evidenciou a falta de alguns direitos que ainda precisam ser revistos pelas políticas públicas municipais.