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dc.contributor.authorSilva, Sérgio Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T17:46:39Z
dc.date.available2021-01-18T17:46:39Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68634
dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmidtpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: O aumento das situações de indisciplina interferindo no processo de ensino aprendizagem tem sido motivo de preocupações no trabalho dos gestores escolares. Ao tratarmos do tema em questão esperamos contribuir para o despertamento da comunidade escolar no enfrentamento dos problemas de indisciplina no contexto escolar. Realizou-se pesquisa em um colégio estadual, com turmas do ensino fundamental, entre professores e alunos, através de questionário constatando que a falta de conhecimento do Regulamento Interno da escola, a não exigência por parte dos professores no cumprimento das regras, insultos/apelidos entre alunos e insultos/apelidos entre aluno e professor são fatores que contribuem para a existência de atitudes indisciplinares. Acreditamos que o estabelecimento de regras e limites, bem como o acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos e metodologias de ensino diferenciadas poderão reduzir os casos de indisciplina na escola. São inúmeras as atividades elencadas no trabalho do gestor. A rotina é diária e a demanda crescente; o gestor é o profissional técnico-pedagógico que encaminha, dá pareceres, gerencia o ambiente escolar, ao mesmo tempo ele é o mestre de cerimônia e comprador; pois, ê ele quem administra os setores, coordena os trabalhos escolares, esmerase para que a legislação em vigor seja obsen/ada, além de ter grande parte de seu tempo utilizado na tentativa de resolver os casos de indisciplina dos alunos. No entanto, os dados levantados nos levam a acreditar que o gestor escolar necessita investir mais tempo na divulgação do Regulamento Interno da escola, conscientizando os professores da necessidade de diferenciação de metodologias e elaboração de regras com os alunos, bem como a efetivação das mesmas.pt_BR
dc.format.extent37 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleA indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestorpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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