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    A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor

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    E - SERGIO RODRIGUES DA SILVA.pdf (1.025Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Silva, Sérgio Rodrigues da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O aumento das situações de indisciplina interferindo no processo de ensino aprendizagem tem sido motivo de preocupações no trabalho dos gestores escolares. Ao tratarmos do tema em questão esperamos contribuir para o despertamento da comunidade escolar no enfrentamento dos problemas de indisciplina no contexto escolar. Realizou-se pesquisa em um colégio estadual, com turmas do ensino fundamental, entre professores e alunos, através de questionário constatando que a falta de conhecimento do Regulamento Interno da escola, a não exigência por parte dos professores no cumprimento das regras, insultos/apelidos entre alunos e insultos/apelidos entre aluno e professor são fatores que contribuem para a existência de atitudes indisciplinares. Acreditamos que o estabelecimento de regras e limites, bem como o acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos e metodologias de ensino diferenciadas poderão reduzir os casos de indisciplina na escola. São inúmeras as atividades elencadas no trabalho do gestor. A rotina é diária e a demanda crescente; o gestor é o profissional técnico-pedagógico que encaminha, dá pareceres, gerencia o ambiente escolar, ao mesmo tempo ele é o mestre de cerimônia e comprador; pois, ê ele quem administra os setores, coordena os trabalhos escolares, esmerase para que a legislação em vigor seja obsen/ada, além de ter grande parte de seu tempo utilizado na tentativa de resolver os casos de indisciplina dos alunos. No entanto, os dados levantados nos levam a acreditar que o gestor escolar necessita investir mais tempo na divulgação do Regulamento Interno da escola, conscientizando os professores da necessidade de diferenciação de metodologias e elaboração de regras com os alunos, bem como a efetivação das mesmas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68634
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

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