dc.contributor.author | Soares, Lúcia Helena Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T17:50:42Z | |
dc.date.available | 2021-01-18T17:50:42Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68482 | |
dc.description | Orientadora : Ana Lorena Bruel | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A questão da avaliação na educação existe e ninguém desconhece, portanto não há como negar que a avaliação é um dos grandes problemas que a escola possui e que precisa ser enfrentado para ser resolvido. Pensando assim, surgiu a motivação para buscar, através de uma pesquisa bibliográfica, causas e possíveis alternativas de solução ou compreensão para a problemática da avaliação escolar. Este estudo visa realizar um aprofundamento teórico no que se refere à avaliação, estabelecendo uma relação com as propostas desenvolvidas no contexto escolar. Partiu-se da trajetória percorrida pela avaliação no sistema da educação brasileira, constatando-se a dicotomia existente entre o ato de avaliar e de educar, bem como analisando a concepção que os teóricos têm sobre o tema, uma vez que a avaliação, de uma maneira geral, continua sendo vista e aplicada pelos professores como instrumento de pressão e controle, anulando desta forma o objetivo da educação. Constata-se que o ato de avaliar, na escola atual, exige uma mudança não só nas técnicas de avaliação, mas também na postura de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem a fim de que venha contribuir na formação do educando enquanto cidadão. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.title | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |