Avaliação escolar
Resumo
Resumo: A questão da avaliação na educação existe e ninguém desconhece, portanto não há como negar que a avaliação é um dos grandes problemas que a escola possui e que precisa ser enfrentado para ser resolvido. Pensando assim, surgiu a motivação para buscar, através de uma pesquisa bibliográfica, causas e possíveis alternativas de solução ou compreensão para a problemática da avaliação escolar. Este estudo visa realizar um aprofundamento teórico no que se refere à avaliação, estabelecendo uma relação com as propostas desenvolvidas no contexto escolar. Partiu-se da trajetória percorrida pela avaliação no sistema da educação brasileira, constatando-se a dicotomia existente entre o ato de avaliar e de educar, bem como analisando a concepção que os teóricos têm sobre o tema, uma vez que a avaliação, de uma maneira geral, continua sendo vista e aplicada pelos professores como instrumento de pressão e controle, anulando desta forma o objetivo da educação. Constata-se que o ato de avaliar, na escola atual, exige uma mudança não só nas técnicas de avaliação, mas também na postura de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem a fim de que venha contribuir na formação do educando enquanto cidadão.
Collections
- Gestão Escolar [99]