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dc.contributor.authorRezende, Jorgisnei Ferreira dept_BR
dc.contributor.otherTavares, Taís Moura, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T13:33:07Z
dc.date.available2021-01-18T13:33:07Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68456
dc.descriptionOrientadora : Taís Moura Tavarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Abordar a evasão escolar no Brasil é debater um tema já antigo e que gera sempre grande apreensão pela ineficácia de muitas ações propostas até hoje. Pelo menos é o que se nota analisando os índices de evasão atuais. Com a apresentação da proposta do Ensino Médio em Blocos em alguns colégios paranaenses para implantação da mesma, espera-se, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), que os índices de evasão no Ensino Médio Noturno diminuam. Com o objetivo de compartilhar a experiência ocorrida em 2009 com a implantação da referida proposta no Colégio Estadual Ana Molina Garcia em Londrina, o presente trabalho dispõem-se a trazer elementos para fomentar o debate a respeito dos caminhos a serem seguidos visando diminuir os altos indices de evasão escolar no Ensino Médio Noturno e que requerem algumas medidas complementares para se lograr êxito. O artigo passa por uma revisão da literatura sobre a evasão escolar e traz um histórico da concepção da proposta do Ensino Médio em Blocos até a implantação no Colégio Estadual Ana Molina Garcia. São apresentados os resultados relacionados ao ensino médio desde sua implantação em 2002 até 2009, onde os elementos comparativos apresentados facilitam uma leitura da situação, relativa ao Ensino Médio Noturno dentro dessa nova proposta de organização das disciplinas em blocos semestrais. Os índices apresentados, oriundos de pesquisas realizadas com alunos, destacam diferenças e informações relevantes entre os dois semestres de 2009 e que servem de base para análises e conclusões que avaliam a potencialidade da proposta como medidaa preventiva, não somente à evasão no Ensino Médio Noturno, mas também à reprovação.pt_BR
dc.format.extent22 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão escolar - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectRepetencia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleEvasão escolar no ensino médio : ensino "blocado" é a solução?pt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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